19.1 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Turismo do Alentejo “avança com rotas do turismo literário e dos grandes nomes associados ao território” para 2020, diz Ceia da Silva (c/som)

O ano de 2019 ficou marcado pelo maior crescimento da região Alentejo em termos turísticos.

Nesse sentido e em jeito de balanço, a Rádio Campanário procurou saber junto de António Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo, como classifica o ano que se encaminha para o seu término, bem como os objetivos para o novo ano de 2020.

António Ceia da Silva classifica o ano de 2019 como aquele em que o Alentejo teve o “melhor crescimento do país”.

O presidente afirma que “somos a região que mais cresce em todos os níveis de análise estatística”, acrescentando que “os proveitos também aumentaram, temos hoje um turista que consome mais 30% do que no passado”

“O turista de hoje é mais qualificado e mais exigente e consequentemente com maior poder de compra”
Ceia da Silva

 

Para o presidente um dos fatores que contribuiu para este crescimento foi “a qualificação da oferta”, que consequentemente “acabou por atrair um turista mais qualificado”.

Apesar do crescimento, Ceia da Silva não deixa de referir que “existem problemas”, nomeadamente ao nível “da mão de obra qualificada e da falta de pessoas”, pese embora “seja um problema extensível ao país”, Ceia da Silva é taxativo e afirma que “necessitamos de mais quadros qualificados”.

“Criámos um destino apelativo”, declara o responsável, exemplificando o crescimento com “o investimento no território da herdeira do império Zara”.

Naquilo que concerne aos objetivos futuros, Ceia da Silva refere que “pretendemos continuar a crescer”, deixando a garantia de que a ERT “vai avançar com a rota do turismo literário e com a rota dos grandes nomes associados ao território”.

Populares