03 Dez. 2021
 
Ser Igreja
23:00-00:00

UÉ responsável pelas especificações técnicas da Central Flutuante de Cuba-Este

Regional 08 Jul. 2021

A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora CER-UÉ é a responsável pelas especificações técnicas da Central Flutuante de Cuba-Este.

A participação da Universidade Alentejana terá o seu  foco no seu design, características técnicas, ensaios e monitorização. Esta central flutuante representa um ponto de partida e a EDIA prepara-se agora para o lançamento de um ambicioso projeto de autoconsumo com base nesta tecnologia com a participação da Universidade de Évora.

Conforme nota divulgada na página oficial da UÉ, Com mais de 3 mil painéis e a ocupar uma área com um hectare, a Central Flutuante de Cuba-Este é a maior estrutura do género em Portugal, apresentando uma potência instalada de 1 MW. Megawatt o que equivale a 1.000 quilowatts ou 1.000.000 watts. 

A associação da produção fotovoltaica flutuante aos sistemas de regadio, refere a mesma informação, e como esclarece Luís Fialho, investigador da CER-UÉ, surge como uma interessante simbiose em que a produção elétrica acompanha as necessidades de bombagem "e beneficia ambos os sistemas com ganhos de eficiência hídrica e energética". A redução de evaporação e a não utilização de superfícies terrestres "são outras das vantagens importantes associadas a esta tecnologia inovador" avança ainda o mesmo investigador. Esta Central flutuante de energia solar alimenta diretamente a Estação Elevatória Cuba-Este e permite descarbonizar grande parte das necessidades energéticas associadas à bombagem de alta-potência com um custo de eletricidade inferior à média do mercado nacional.

Num momento em que se antecipa para setembro um leilão nacional de produção solar dirigido exclusivamente para os sistemas flutuantes, a Universidade de Évora apresenta linha de investigação sobre sistemas fotovoltaicos flutuantes no webinar "Fotovoltaico Flutuante: Oportunidades e Desafios", um evento agendado para o dia 9 de julho, pelas 10h00, com transmissão a partir da Central Fotovoltaica Flutuante de Cuba Este. 

Neste webinar organizado pela EDIA, o investigador Luís Fialho vai apresentar os trabalhos de investigação em curso, destacando-se como pioneiros em Portugal nesta temática. O webinar internacional junta um painel alargado de especialistas para discutir as suas oportunidades e desafios.

De referir que o evento conta com a intervenção do Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, e a encerrar os trabalhos, a do Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, disponível na plataforma Microsoft Teams através de inscrição prévia, bastando para tal o envio de email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. a solicitar acesso.

Criada em 2010, a Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora tem como missão o desenvolvimento de soluções tecnológicas e aplicações da energia solar para a descarbonização de diferentes setores da economia: indústria e agricultura, geração elétrica, transportes ou comunidades. 

O evento poderá ser acompanhado no canal Youtube da EDIA aqui.

Ana Rocha

Foto: UÉ

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31