19.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Um concerto evocativo da coroação de N. Sra e do gesto de D. João IV que marcou Portugal e o mundo”, diz Inácio Esperança (c/som, fotos e vídeo)

Realizou-se esta noite, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição em Vila Viçosa, um Concerto com o grupo ARS Encanto, numa organização do município de Vila Viçosa.

Este concerto está integrado nas celebrações dos 450 Anos da 1.ª Edição d´OS LUSÍADAS e dos 375 Anos da Proclamação de Nossa Senhora da Conceição, como Padroeira de Portugal.

A Rádio Campanário esteve presente nesta iniciativa e falou com Inácio Esperança, presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, que começou por referir que estas celebrações foram pensadas “em honra não só de Nossa Senhora, mas também ao ato de D. João IV quando proclamou e corou Nossa Senhora.”

Esta tem sido “uma semana em que decorreram alguns eventos ligados a esta temática e a esta comemoração dos 375 anos”.

A celebração da coroação, segundo o presidente da Câmara, “começou com o concerto do Carrilhão, com um concerto de sinos” que “é um anúncio da coroação.”

Esta noite continuação as comemorações, “com um concerto oferecido à população, em articulação com a Régia Confraria e com a Associação Sonata, e é um concerto evocativo dessa coroação e dessa proclamação, mas também para comemorar esse gesto de D. João IV que marcou profundamente Portugal, os portugueses e o mundo.”

Sobre o sentimento sobre esta data, o presidente da Câmara referiu “é uma honra ser presidente de Câmara numa altura em que se comemora esta data, e de poder usufruir deste concerto com toda a população.” Esta é uma forma de “relembrar esse momento histórico que ocorreu aqui, que foi a coroação de Nossa Senhora da Conceição por D. João IV, a proclamação como rainha de Portugal, e daí a importância deste ato, não só para Portugal como também para o mundo.”

Inácio Esperança explicou relembrou ainda “que o culto a Nossa Senhora da Conceição está espalhado por todo o mundo, em especial no Brasil, em alguns locais da Índia, em África e portanto, Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa está presente em todos esses altares do mundo.”   

As celebrações dos 375 anos da Proclamação de Nossa Senhora da Conceição, como Padroeira de Portugal trazem a Vila Viçosa, até ao próximo domingo, um conjunto de atividades culturais e religiosas.

{gallery}Concerto Santuario{/gallery}

{Facebook}https://www.facebook.com/radiocampanario/videos/542240104142889{/Facebook}

Populares