23.7 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Um milhão de euros apoia projectos do Programa Pegada Cultural, um deles é alentejano

Cinco projetos selecionados de norte a sul do país, que ligam a educação e as artes, vão ser apoiados pelo Programa Pegada Cultural, cujo arranque está previsto para julho deste ano.

Os cinco projetos selecionados, entre 33 candidaturas admitidas, são da Alma d’Arame, Associação Cultural – “The Giant and the Little” (Alentejo), ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve — “Mothers”(Algarve), Centro de Artes do Espetáculo de Viseu, Associação Cultural e Pedagógica — “Circus Lab” (Centro).

Acordarte – Associação Promotora da Educação Cultural e Artística, “Othello’s Anatomy – Arts and Education for Citizenship”(Lisboa e Vale do Tejo), e Matos, Caiano & Wandschneider, LDA. — “Write a Science Opera (WASO)” (Norte) foram também contemplados com o programa.
De acordo com a DGArtes, o orçamento total deste programa, que se prolongará até 31 de março de 2016, é de um milhão de euros.

Pegada Cultural é um programa financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económica Europeu, do qual fazem parte a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein.

As candidaturas foram agrupadas pelas cinco regiões de Portugal Continental e avaliadas por um comité de seleção composto por cinco pessoas, sendo um perito independente, um representante e um observador do Conselho das Artes da Noruega e dois elementos da DGArtes, gestora do programa.

A lista proposta pelos peritos independentes foi validada pelo Comité de Seleção sem alterações, segundo a organização, e todos os candidatos vão ter agora dez dias úteis para se pronunciarem sobre estes resultados.

O Programa “Pegada Cultural — Artes e Educação” tem como objetivo apoiar projetos artísticos profissionais com uma forte componente educativa, que se desenvolvam em parceria com entidades artísticas dos países doadores e com escolas portuguesas.

 

Devido à sua aplicação territorial a nível nacional, cada projeto apoiado, por região, irá circular pelas outras quatro regiões do país.

Populares