Beja

Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo reforça medidas de resposta à COVID-19

Regional 24 Mar. 2020

Em comunicado, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (USLBA) informa que se tem estado a preparar para fazer frente à pandemia COVID-19, estabelecendo circuitos seguros de atendimento, triagem e encaminhamento de doentes.

Durante este processo já foram recebidas ajudas da parte de entidades oficiais e empresas privadas. A ULSBA garante estar a preparar tudo ao pormenor e de acordo com as diretrizes da Direcção-Geral da Saúde e em função da evolução dos acontecimentos.

No âmbito da prevenção e controlo de infeção pelo novo coronavírus – COVID-19, a Unidade Local de Saúde elaborou o Plano de Contingência, de carácter dinâmico, no qual estão definidos procedimentos, responsabilidades e medidas específicas a adotar, ao nível da saúde pública, dos cuidados de saúde primários, hospitalares e continuados, para mitigar as consequências desta infeção.

Não havendo, à data, casos confirmados no distrito de Beja, esclarecer que para os doentes que venham a necessitar de internamento existem, e estão já estabelecidas, no Hospital de Beja, áreas exclusivas, com circuitos próprios e com equipas de saúde devidamente preparadas para receber os doentes, ou seja, existe a capacidade de internamento instalada.

Na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente, apetrechada com o equipamento e logística necessários, foi aumentada a capacidade de internamento.

Nos Centros de Saúde da ULSBA aposta-se na proximidade entre as equipas de saúde e os utentes, privilegiando os canais alternativos de contacto (telefone e email), sempre prontos para receber as dúvidas e prestar os esclarecimentos necessários à população.

Foram reforçadas as mensagens de prevenção junto da população e, por isso, apela-se a todos que mantenham o distanciamento social, cumpram as recomendações da DGS e procurem informação junto de fontes oficiais.

Relembra-se ainda que o procedimento mais correto, em caso de suspeita, será ligar para o SNS 24 (808 24 24 24) e aguardar o atendimento. Não se deve dirigir ao Centro de Saúde, nem ao Hospital.

O SNS24 é a porta de entrada para o cidadão esclarecer dúvidas e obter informação sobre as recomendações e ações a adotar.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Junho 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30