17 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Universidade de Évora acolheu dois Workshops dinamizados pela EDP

A EDP realizou esta quarta feira, dia 20 de novembro, o Workshop “A rede elétrica de distribuição como dinamizadora de transição energética”, no Colégio do Espírito Santo da UÉ. Durante esta iniciativa, apresentou-se o desafio atual da EDP no âmbito da transição energética e da adoção de fontes renováveis.

Prevê-se que haja um aumento na procura de energia em termos globais, pelo que é necessário alertar para a redução de emissões de gases de efeito de estufa (GEE), com o objetivo de combater as alterações climáticas. Perante este cenário, espera-se que as energias renováveis desempenhem um papel determinante no sector, o que motivou a Comissão Europeia a traçar o objetivo de promover a transição energética como um meio de reduzir as emissões de CO2, alterando a produção de energia elétrica de combustíveis fósseis para energias renováveis, com a finalidade de também aumentar a eficiência energética. Assim sendo, empresas como a EDP, líder mundial no setor das energias renováveis, encaram um novo desafio que exige adaptações práticas e inovadoras, mas que não comprometam a qualidade do serviço prestado. É nesse sentido que a EDP estabeleceu a meta de aumentar a capacidade de produção de renováveis para 76% em dois anos.

Tal como foi exposto durante a sessão da manhã, à data de hoje, em Portugal já existem valores de produção muito próximos dos valores de consumo e a EDP caminha no sentido de ter as cargas a reagir à produção. Tal situação exemplifica-se no Sistema de Storage, projetado para reter energia durante o dia que será posteriormente utilizada num processo inverso para aquecer o fluído de transferência durante a noite, possibilitando assim o prolongamento da operação de uma central solar. Este sistema pioneiro que faz uma gestão ativa entre carga e produção, encontra-se na Herdade da Mitra, local onde se realizou, esta tarde, o segundo Workshop dinamizado pela EDP, intitulado “Melhoria da qualidade da energia elétrica no Pólo da Mitra”.

Populares