A Universidade de Évora (UÉ) anunciou que teve dois novos projetos aprovados na área da investigação e combate aos incêndios florestais.
Os dois projetos, PyroC.pt e FUEL-SAT, aprovados para financiamento pela Fundação para Ciência e a Tecnologia (FCT), na 3ª edição do Concurso para Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no âmbito da Prevenção e Combate de Incêndios Florestais, com um total de financiamento de 520.000 para um período de 3 anos.
O projeto PyroC.pt- Modelação de fogos florestais para avaliação de riscos e estudo da piroconvecção em Portugal - coordenado pelos investigadores do ICT Rui Salgado e Flávio Couto, estuda o efeito dos incêndios na atmosfera e na propagação e severidade do próprio fogo e tem como principal objetivo obter uma melhor representação da piro-convecção (responsável por nuvens criadas pelo próprio fogo) em previsão numérica do tempo (PNT). O projeto espera avanços significativos na representação numérica mais realista dos incêndios florestais e no impacto da piroconveção na atmosfera, na microfísica das nuvens e na química da atmosfera com vista a desenvolver uma metodologia mais precisa de avaliação que possibilite uma avaliação sazonal do risco de incêndios.
Já o FUEL-SAT, coordenado pelos investigadores Sérgio Godinho (MED/ICT) e Nuno Gracinhas (MED) pretende investigar a caracterização e classificação dos combustíveis. Através de dados de satélite multiespectrais, LIDAR, e RADAR, os investigadores esperam conseguir desenvolver e testar uma metodologia que permita observar, medir, mapear e monitorizar como, quando e onde os combustíveis florestais são mais propensos a queimar. O seu intuito é estudar o comportamento do fogo, em muito dependente da quantidade e distribuição (vertical e horizontal) do combustível disponível, bem como das principais características do mesmo (tipo de vegetação, estrutura e teor de humidade).
A Universidade de Évora refere que linha de investigação tem vindo a ser desenvolvida na UÉ pelo Centro Ibérico para a Investigação e Combate aos Incêndios Florestais (CILIFO), através do Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP), tendo como principais objetivos contribuir, através de uma perspetiva multidisciplinar, para a promoção da investigação científica e inovação com vista a fortalecer as competências técnicas e a contribuir para o desenvolvimento da formação, sensibilização, investigação e cooperação no combate aos incêndios florestais.
07 Jun. 2023 Regional
07 Jun. 2023 Regional
07 Jun. 2023 Regional
07 Jun. 2023 Regional
07 Jun. 2023 Regional
07 Jun. 2023 Regional
07 Jun. 2023 Regional
07 Jun. 2023 Regional