Decorreu hoje, dia 29 de setembro, pelas 11 horas, na Sala de Docentes do Colégio do Espírito Santo, o Colóquio intitulado Educação: “O Desafio Permanente da Inclusão e da Diversidade na Educação" de D. Pedro de Alcântara (I do Brasil e IV de Portugal) à Contemporaneidade, no âmbito do qual, o Conselho de Minerva atribuiu o Colar de Mérito Pedro, o Libertador, à Universidade de Évora. O Conselho de Minerva é uma entidade não-governamental que reúne as associações de antigos alunos (Alumni) e alguns destacados antigos alunos e amigos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.
O congresso contou com a participação de Sebastião Amoêdo de Barros, Professor e Chanceler da Congregação do Colar do Mérito Pedro, O Libertador; Amélia Abigail Rosauro de Almeida, Diretora da Diretoria de Acessibilidade da UFRJ e de Ana Artur, Professora do Departamento de Pedagogia e educação, da Universidade de Évora em torno na temática da educação inclusiva e diversidade, questões assumidas pelas instituições organizadoras deste evento, como sendo um “desafio permanente”. Ana Artur apresentou tanto as linhas temáticas do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UÉ), bem como uma síntese sobre as formações pós-graduadas, a uma plateia maioritariamente composta por estudantes da UÉ.
Segundo avaça a Universidade de Évora, na sua página oficial, a encerrar a sessão, Sebastião Amoêdo de Barros elencou uma série de desafios que a educação singular, e não só, enfrenta, tais como a empregabilidade, a educação à distância e as suas vicissitudes, bem como a questão do financiamento das instituições fundamental para a criação de condições ideais para os estudantes.
Coube a Clarinda Pomar, Pró-reitora para a Gestão Académica e Acreditação , receber o Colar do Mérito Pedro, O Libertador, que iniciou a sua intervenção referindo que se encontrava presente em representação da Reitora da UÉ, Hermínia Vasconcelos Vilar, naquele momento ausente do país, na Suécia, a partcipar na primeira reunião da Aliança de Universidades Europeias integrada pela UÉ -a EU-Green. Em seguida, Clarinda Pomar agradeceu ao Conselho de Minerva. a atribuição desta distinção: “para nós, enquanto Instituição de Ensino Superior Pública, reconhecida nacional e internacionalmente, é sem dúvida, muito gratificante receber esta condecoração que evoca D. Pedro IV de Portugal e I do Brasil” reagiu a Pró-reitora, acrescentando que a “Universidade de Évora está igualmente comprometida com os valores e tradições que partilhamos ainda mais agora simbolicamente unidas através desta distinção”.
“Esta é também uma homenagem à Universidade de Évora” replicou o Chanceler da Congregação do Colar do Mérito Pedro, O Libertador, tecendo elogios à Universidade de Évora “altar de sabedoria, cuja história emociona e soube reconstruir", recuperando episódios históricos, nomeadamente a expulsão dos jesuítas em 1759, duzentos anos após a fundação da UÉ.
30 Jan. 2023 Regional
30 Jan. 2023 Regional
30 Jan. 2023 Regional
30 Jan. 2023 Regional
30 Jan. 2023 Regional
30 Jan. 2023 Agenda Cultural
30 Jan. 2023 Regional