31 Jan. 2023
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

Universidade de Évora distinguida com Colar do Mérito Pedro, O Libertador!

Universidade de Évora distinguida com Colar do Mérito Pedro, O Libertador! Universidade de Évora
Regional Escrito por  29 Set. 2022

Decorreu hoje, dia 29 de setembro, pelas 11 horas, na Sala de Docentes do Colégio do Espírito Santo, o Colóquio intitulado Educação: “O Desafio Permanente da Inclusão e da Diversidade na Educação" de D. Pedro de Alcântara (I do Brasil e IV de Portugal) à Contemporaneidade, no âmbito do qual, o Conselho de Minerva atribuiu o Colar de Mérito Pedro, o Libertador, à Universidade de Évora. O Conselho de Minerva é uma entidade não-governamental que reúne as associações de antigos alunos (Alumni) e alguns destacados antigos alunos e amigos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

O congresso contou com a participação de Sebastião Amoêdo de Barros, Professor e Chanceler da Congregação do Colar do Mérito Pedro, O Libertador; Amélia Abigail Rosauro de Almeida, Diretora da Diretoria de Acessibilidade da UFRJ e de Ana Artur, Professora do Departamento de Pedagogia e educação, da Universidade de Évora em torno na temática da educação inclusiva e diversidade, questões assumidas pelas instituições organizadoras deste evento, como sendo um “desafio permanente”. Ana Artur apresentou tanto as linhas temáticas do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UÉ),  bem como uma síntese sobre as formações pós-graduadas, a uma plateia maioritariamente composta por estudantes da UÉ.

Segundo avaça a Universidade de Évora, na sua página oficial, a encerrar a sessão, Sebastião Amoêdo de Barros elencou uma série de desafios que a educação singular, e não só, enfrenta, tais como a empregabilidade, a educação à distância e as suas vicissitudes, bem como a questão do financiamento das instituições fundamental para a criação de condições ideais para os estudantes.  

Coube a Clarinda Pomar, Pró-reitora para a Gestão Académica e Acreditação , receber o Colar do Mérito Pedro, O Libertador, que iniciou a sua intervenção referindo que  se encontrava presente em representação da Reitora da UÉ, Hermínia Vasconcelos Vilar, naquele momento ausente do país, na Suécia, a partcipar na primeira reunião da Aliança de Universidades Europeias integrada pela UÉ -a EU-Green. Em seguida, Clarinda Pomar agradeceu ao Conselho de Minerva. a atribuição desta distinção: “para nós, enquanto Instituição de Ensino Superior Pública, reconhecida nacional e internacionalmente, é sem dúvida, muito gratificante receber esta condecoração que evoca D. Pedro IV de Portugal e I do Brasil” reagiu a Pró-reitora, acrescentando que a “Universidade de Évora está igualmente comprometida com os valores e tradições que partilhamos ainda mais agora simbolicamente unidas através desta distinção”.

“Esta é também uma homenagem à Universidade de Évora” replicou o Chanceler da Congregação do Colar do Mérito Pedro, O Libertador, tecendo elogios à Universidade de Évora “altar de sabedoria, cuja história emociona e soube reconstruir", recuperando episódios históricos, nomeadamente a expulsão dos jesuítas em 1759, duzentos anos após a fundação da UÉ. 

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Janeiro 2023 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31