19.6 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Universidade de Évora evoca memória de Arquimedes da Silva Santos com exposição e lançamento de livro!

A exposição é inaugurada pelas 15h encontrando-se patente ao público no Corredor da Sala das Bellas Artes, edifício do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora. Recorde-se que em 2021, assinalou-se o centenário do nascimento de Arquimedes da Silva Santos (1921-2019), que, entre muitas outras distinções, foi duas vezes agraciado com comendas pelo Presidente da República (1998 e 2001), recebeu o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Lisboa (2018) e, em junho de 2020, no dia exato do seu nascimento (18 de junho), foi condecorado postumamente pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL).

O programa das comemorações, que se prolongou durante o corrente ano, teve início em junho de 2020, não só com a cerimónia da referida condecoração póstuma, mas também com a inauguração da exposição Arquimedes da Silva santos: onde vai minha voz?… (curadoria de Luísa Duarte Santos, Miguel Falcão e Vanda Nascimento, design de Cátia Rijo e produção do IPL), patente no Espaço Artes do IPL de 2 de junho a 2 de julho 2021.

A exposição foi concebida e produzida de modo a ser itinerante, e é composta por 12 painéis (lonas de 180×80, apresentadas em dispositivos metálicos desmontáveis. A exposição já esteve patente em diversos locais académicos (universidades e politécnicos) e não académicos (bibliotecas, museus…), por períodos de 1 a 4 semanas, sempre que possível coincidentes com eventos presenciais (congressos, encontros, etc.), para que, potencialmente, possa ser vista por um maior número de pessoas.

A exposição Arquimedes da Silva Santos: onde vai minha voz?… passa agora pelos espaços da Universidade de Évora, e estará patente no corredor da Sala das Bellas Artes dos SBID- Serviços de Biblioteca e Informação Documental da Universidade de Évora, no Colégio do Espírito Santo, até ao final de novembro de 2022.

No que respeita ao lançamento do livro “Arquimedes da Silva Santos: um homem (fora) do seu tempo” (de Miguel Falcão e Isabel Aleixo, da Editora Modo de Ler), a sessão vai decorrer pelas 15h30 no Sala das Bellas Artes da Universidade de Évora. A obra já havia tido sido lançada no Museu do Neorrealismo, no dia 12 de junho de 2021, e apresenta-se novamente ao público no dia 01 de novembro de 2022 na Sala das Bellas Artes dos SBID- Serviços de Biblioteca e Informação Documental da Universidade de Évora, no Colégio do Espírito Santo. A sua apresentação estará a cargo dos autores, Miguel Falcão e Isabel Aleixo, e contará com a representação da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), e com a participação da Comissão organizadora da Universidade de Évora, Lucília Valente, Isabel Bezelga, e Graça Santos, docentes da Escola de Artes UÉ (Artes Cénicas), e da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano UÉ (Departamento de Desporto e Saúde), respetivamente.

 

 

 

 

Populares