10.9 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Universidade de Évora organiza Congresso Internacional sobre os 40 anos do Sismo dos Açores

De acordo com a informação avançada pela Universidade de Évora, de 06.10.2020 a 07.10.2020, vai realizar-se o Congresso Internacional sobre os 40 anos do Sismo dos Açores.

Esta iniciativa evoca os 40 anos do sismo da Terceira (1 de janeiro de 1980, magnitude 7.2) que causou elevados danos no parque habitacional das ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa e com elevado impacto social.

A par disso, o sismo marca o início da sismologia instrumental nos Açores. O congresso internacional, organizado em parceria pela Universidade de Évora, Instituto Superior Técnico e Universidade dos Açores, conta com 21 comunicações onde são apresentados os resultados mais recentes nas áreas da avaliação e mitigação da perigosidade e risco sísmico nos Açores e em Portugal e a utilização de novos materiais na engenharia civil e reabilitação.

Recorde-se que a 1 de janeiro de 2020, fez 40 anos que ocorreu o sismo catastrófico de 1980.

Atingindo magnitude de 7,2 na escala de Richter e com epicentro localizado a cerca de 50 km a WNW de Angra do Heroísmo, este sismo causou elevados danos materiais nas ilhas Terceira e de S. Jorge, e danos menores na ilha Graciosa. Mais de 15.000 edifícios ficaram total ou parcialmente destruídos.

As freguesias mais afetadas foram Doze Ribeiras, Santa Bárbara, Serreta e Cinco Ribeiras, situadas na metade ocidental da ilha Terceira, e a freguesia do Topo, localizada na ponta oriental da ilha de São Jorge, onde atingiu intensidade máxima de VIII na Escala Macrossísmica Europeia (EMS-1998).

O sismo de 1980 provocou um tsunami de fraca magnitude, somente detetado instrumentalmente pelos marégrafos de Angra do Heroísmo e da Horta, não provocando quaisquer danos.

 

 

 

Populares