Evora

Universidade de Évora premiada pela criação de tenda biónica para refugiados

Universidade de Évora premiada pela criação de tenda biónica para refugiados DR
Regional 15 Out. 2019

Um projeto da Universidade de Évora está entre os quatro vencedores da segunda edição do concurso de ideias Born from Knowledge, da Agência Nacional de Inovação (ANI), anunciou esta terça-feira, 15 de outubro, a organização.

Segundo o comunicado enviado à redação da Campanário, o projeto “Nautilus: Um abrigo portátil para migrantes”, desenvolvido pela docente Inês Secca Ruivo e a estudante Cátia Bailão Silva, venceu na categoria “Materiais e Tecnologias Avançadas de Produção”.

As mentoras conceberam uma tenda biónica, que promete ajudar as pessoas em risco humanitário, mas que também poderá ser comercializada para o público em geral. A tenda Nautilus, além de ser um abrigo facilmente transportável, incorpora um tecido com propriedades hidrofílidas e hidrofóbicas, que permite a recolha, recuperação e conversão da humidade ambiental em água limpa e segura para ingestão, bem como seu armazenamento e transporte.

Desenhada com um design atrativo, a tenda com capacidade para quatro ou seis pessoas é facilmente montada e desmontada, e, graças às suas alças ergonómicas e é perfeitamente transportável de forma confortável nas deslocações.

Na origem do projeto, que teve início em 2015, está a dura realidade das “guerras e outros conflitos, fome e más condições de vida e, cada vez mais, as alterações climáticas geram todos os anos milhões de deslocados”, pode ler-se no comunicado.

Na mesma nota é possível ler que “o número de refugiados bateu, no ano passado, o maior recorde dos últimos 20 anos. São mais de 70 milhões de pessoas – e falamos apenas dos que estão registados. Começa a haver falta de abrigos e teme-se que os 20 litros de água limpa e segura que, pelas normas internacionais, devem ser assegurados aos refugiados, deixem de estar garantidos”.

As mentoras do projeto, premiado no concurso que distingue as melhores ideias de negócio provenientes de Instituições de Ensino Superior portuguesas, perspetivam produzir e distribuir as tendas Nautilus em 2022.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30