13.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Universidade de Évora realizou cerimónia de jubilação de homenagem ao Professor Filipe Themudo Barata

Foto: Universidade de Évora

Teve lugar no auditório do Colégio do Espírito Santo, no dia 01 de outubro, uma sessão solene de homenagem ao percurso académico de Filipe Themudo Barata, Professor Catedrático do Departamento de História, por ocasião da sua jubilação.

A cerimónia, dividida em dois momentos distintos, contou, numa primeira parte presidida pelo Professor José Belbute, Diretor da Escola de Ciências Sociais, com as intervenções do Vice-Reitor António Candeias e de vários professores e investigadores da instituição, nomeadamente, Hélder Fonseca, Mafalda Cunha, Filomena Gonçalves, Fernando Correia, Teresa Pinto Correia e Sónia Bombico.

Entre as intervenções foram destacados o empenho e a dedicação que caracterizaram o seu percurso ao longo de quase 40 anos de ensino, dedicados exclusivamente à instituição, e o seu contributo enquanto “docente, historiador, académico e investigador” para a “notoriedade e prestígio da Universidade de Évora enquanto instituição”.

Além da sua importante colaboração para a construção do Departamento de História, foi enaltecido o seu “alto nível de prática historiográfica em Portugal” que aliado à sua “capacidade abrangente de olhar o mundo”, “transversalidade de reflexões e de interesses” e “irrequietude criativa” irá deixar uma “marca impressiva e indelével” na história da instituição.

De seguida, a Reitora da UÉ, que presidiu o segundo momento da cerimónia, destacou “a falta que o Professor Themudo Barata fará à instituição “não só pelo grande contributo para Universidade de Évora” como pelo “papel marcante que assumiu no percurso académico dos vários alunos” que ajudou a formar. A celebração terminou com a última lição, intitulada “A vida é a soma das suas escolhas”, uma citação do escritor e filósofo franco-argelino, Albert Camus, escolhida pelo Professor Jubilado para descrever a sua trajetória.

Formado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa no ano de 1981, acumulou, além das suas funções enquanto Professor de História, desde o ano de 1983, diversos cargos como o de Diretor da Biblioteca Geral, Presidente do Departamento de História, vice-diretor do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) ou membro da assembleia de representantes da UÉ.

Atualmente era ainda responsável pela Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional, membro do CIDEHUS e do Conselho Científico do Instituto de Investigação e Formação Avançada (IIFA), Diretor da Comissão Executiva e de Acompanhamento do Curso de Valorização Profissional em Gestão do Património Cultural e Especialização Inteligente e conselheiro da Assembleia do Departamento de História.

Populares