13.6 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Universidade Sénior de Évora foi anfitriã de projeto europeu de combate à solidão

Entre os dias 22 a 26 de outubro a Universidade Sénior de Évora (USE) foi anfitriã de um projeto europeu de boas práticas que visa combater a solidão através da aprendizagem. Os parceiros da USE, vindos da Polónia, Letónia e Reino Unido tiveram assim a oportunidade de conhecer um pouco, do que de melhor se faz na região.

Maria de Jesus Florindo, presidente da USE, explicou que “os parceiros europeus fizeram atividades tão variadas como jogar jogos de tabuleiro, trabalhar peças em barro, cozer pão, conhecer outros projetos e entidades, ou aprenderem técnicas de fotografia. Geograficamente também não nos limitámos à cidade de Évora, tendo agendado atividades em Valverde, Azaruja, São Miguel de Machede e São Pedro do Corval.” Segundo Maria de Jesus Florindo, a semana não se ficou pelas atividades propriamente ditas, porque “também nos esforçámos para mostrar um pouco da nossa cultura, em especial da cultura gastronómica, que eles adoraram”, disse.

O Projeto denominado “Combat Loneliness Through Learning” é um Projeto de Boas Práticas, financiado pela Comissão Europeia e conta como já referido, além da USE, parceiros da Polónia, Letónia e Reino Unido sendo os últimos também os coordenadores do projeto. Em maio passado os parceiros encontraram-se na Letónia onde puderam também conhecer algumas boas práticas por lá praticadas. Desta vez coube virem a Portugal, estando agendadas para 2019, visitas à Polónia e ao Reino Unido. “Estas boas práticas são importantes porque sendo a solidão um problema, ao ver como a enfrentam noutros locais podemos adaptar esses métodos à nossa realidade e assim fazer a diferença na vida das pessoas” concluiu Maria Florindo.

 

 

Populares