Grandola

Universidade Sénior de Grândola integra estudo internacional FIT OLD

Regional 20 Jan. 2022

O município de Grândola aderiu ao projeto FIT OLD – Intervenções nos modos de mobilidade de pessoas idosas para a promoção da sua atividade física e aptidão física, um projeto internacional da Universidade Técnica de Berlim e com coordenação nacional a cargo da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

São sete as instituições parceiras do Projeto FIT-OLD: a Universidade Técnica de Berlim (Coordenador), Alemanha; Universidade de Lisboa (UL), Portugal; Cracow University of Technology (CUT), Polónia; University of Zagreb (UZ), Croácia; Mine Vaganti NGO (MVNGO), Itália; Associação Grega de Professores de Educação Física (EGVE), Grécia e Sports Ambassadors Association (SPELL), Turquia, conforme nota de imprensa enviada à nossa redação.

Universidade Sénior de Grândola (USG) foi reconhecida pelo trabalho desenvolvido com a população sénior e, desta forma, convidada pelas Entidades coordenadoras do Projeto a integrar e a representar o mesmo a nível nacional juntamente com a Faculdade de Motricidade Humana. O convite partiu da Escola Superior da Educação do Instituto Politécnico de Beja, entidade parceira da UL no projeto em Portugal, sendo a USG uma das entidades a integrar este projeto, que tem como público-alvo as populações séniores, residentes em zonas urbanas de vilas/cidades da Europa.

Em Grândola, as alunas e alunos da Universidade Sénior são convidados a participar, sendo objetivos gerais do projeto: i) Caracterizar os níveis de Atividade Física e de Aptidão Física das pessoas idosas; ii) Compreender os fatores associados aos seus modos de mobilidade ativa (caminhar); iii) Ajudar a promover a adoção de estilos de vida mais ativos e saudáveis nesta população.

A participação dos seniores é inteiramente voluntária e decorre por fases. A primeira fase, iniciada no mês de novembro e ainda em curso, traduz-se num convite à participação no estudo e na recolha do respetivo consentimento informado, livre e esclarecido, seguindo-se a aplicação de um questionário de prontidão para a Atividade Física e um questionário principal para recolha de informação geral (idade, género, peso e altura, atividade física, modos de transporte). Nesta primeira fase pretende-se identificar junto desta população sénior, as fragilidades ou obstáculos à realização da atividade física, garantindo assim um baixo nível de risco durante a realização de atividades físicas.

A passagem à fase seguinte, para operacionalização do projeto em si, requere uma amostra com um mínimo de 150 participantes elegíveis, para a realização de três testes físicos: um como indicador de força; outro como indicador de agilidade; e outro como indicador cardiovascular. A complementar estes três testes de condição física, as/os participantes selecionados irão utilizar por sete dias consecutivos um acelerómetro (pequeno aparelho que se usa num cinto colocado à cintura), para medir e registar a sua atividade física nesta fase.

Os acelerómetros serão utilizados em dois momentos distintos separados por, aproximadamente, 6 a 9 meses. Nesse hiato de tempo, as/os participantes poderão ser selecionados para receber uma mensagem semanal e um telefonema mensal, para ajudar a promover a adoção de um estilo de vida mais saudável, com eventual melhoria de resultados nas suas condições de mobilidade.

Posteriormente e numa fase conclusiva do estudo, realiza-se um questionário de avaliação da mobilidade deste público-alvo, bem como uma nova utilização do acelerómetro para validar os resultados.

O estudo terá uma duração compreendida entre 6 a 9 meses, com posterior apresentação dos resultados e poderá constituir-se como um instrumento de apoio à tomada de decisões, promotoras da melhoria de condições incentivadoras de modos de mobilidade de pessoas idosas para a promoção da sua atividade física e aptidão física.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Maio 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31