13.6 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“V. Viçosa é memória indissociável da Casa de Bragança; faz sentido que isso seja valorizado” diz Maria de jesus Monge, da Casa de Bragança(c/som)

 

Tal como a Rádio Campanário já noticiou, as comissões e parceiros da candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial estão hoje reunidos em Vila Viçosa para trabalhar no dossier de candidatura.

O projeto, agora coordenado pelo Arquiteto Nuno Lopes está a ser trabalhado no sentido de dar resposta ás recomendações apresentadas pela Unesco em dezembro do ano passado, sendo uma delas o reforço da participação da Fundação da Casa de Bragança neste projeto.

Neste sentido foi hoje anunciado que o processo de Candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial passou agora a ser um projeto conjunto do Município de Vila Viçosa e da Fundação da Casa de Bragança.

A Rádio campanário falou a este propósito com a Diretora do Museu Biblioteca da Fundação da Casa de Bragança, Maria de Jesus Monge, questionada se em seu entender se tinha feito justiça, começou por nos referir “eu não diria que é uma questão de justiça” acrescentando “esta alteração tem a ver com uma questão de novo enquadramento do projeto em que o Sr. Arquiteto entendeu e nós achamos com alguma razão, de que aquilo que está em causa ao falar de Vila Viçosa é uma memória indissociável da Casa de Bragança” considerando assim que “faz todo o sentido que esta perspetiva, que é a mais adequada, seja valorizada.”

Maria de jesus Monge adianta igualmente “a nossa atitude continua a ser a mesma de colaboração, temos estado a trabalhar muito diretamente com o Arquiteto Nuno Lopes na reunião de todos os materiais e como foi referido a parte documental é absolutamente fulcral para que este projeto possa avançar” sublinhando que “a investigação, provavelmente , terá que ser agora reforçada .”

Questionada quanto à situação e reforço da Tapada Real nesta candidatura, Maria de Jesus Monge diz “o assunto está a ser estudado .“

 

 

Populares