30 Nov. 2022
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

Vila Vicosa

“V. Viçosa tem uma história militar e as Forças Armadas são importantes para a candidatura ” diz Presidente da CM de Vila Viçosa(c/som)

Regional Escrito por  24 Set. 2022

A Câmara Municipal de Vila Viçosa continua a desenvolver os trabalhos do renovado processo de Candidatura de Vila Viçosa a Património da UNESCO, liderado atualmente pelo Arq. Nuno Lopes.

A Autarquia reuniu recentemente com o Gabinete do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), no sentido de pedir apoio técnico para este processo, reunião onde estiveram presentes Tiago salgueiro, Vice-Presidente da CMVV, o Arq. Nuno Lopes , responsável pelo renovado processo de Candidatura de Vila viçosa, assim como o Capitão-de-fragata Nelson Neves Viegas e o Capitão-tenente Pedro Ladeiro Marcelino do Estado Maior General das Forças Armadas.

À margem da apresentação dos volumes III e IV do livro “Mármores-2000 anos de história” realizada recentemente, a Rádio Campanário falou com o Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa sobre esta reunião e quais os seus objetivos.

Inácio Esperança começou por nos referir quanto ao dossier de candidatura que “o processo está a andar, a equipa responsável está a trabalhar para ultimar e entregar o processo de candidatura.”

O Autarca adianta ainda que “temos tido reuniões com várias entidades e esta reunião com o estado Maior General das Forças Armadas é uma delas” salientando que está a ser prestada ajuda “ao nível de cartografia e de outras informações militares” justificando “ Vila Viçosa também tem uma grande história militar , pois aqui esteve a escola prática de cavalaria , aqui estiveram os dragões de Olivença , foi praça militar e quando obviamente os Duques estavam cá tinha aqui também muita atividade militar.”

Vila Viçosa , referiu ainda o Autarca Calipolense “é também uma terra com grande relevância para a Instituição militar e foi nesse sentido que pedimos ajuda, não só ao nível de salientarem a importância de Vila viçosa a este nível mas também para nos ajudarem coma informação que têm.”

O Estado-Maior-General das Forças Armadas já “manifestou disponibilidade para prestar esta ajuda ao Município de Vila Viçosa.”

Questionado se já existe previsão quanto à entrega do Dossier de candidatura, Inácio Esperança sublinha “o processo tem que estar em paris em fevereiro de 2023 por isso vamos tentar entregar o mais cedo possível.”

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30