Saude

Vacinação contra a gripe arranca na terceira semana de outubro para prolongar a proteção contra o vírus, explica ARS Alentejo (c/som)

Publicado em Regional 11 outubro, 2018

A Campanha de Vacinação contra a Gripe tem início na próxima segunda-feira, dia 15 de outubro, com cerca de 78 mil vacinas para a região Alentejo, das 1.4 milhões disponibilizadas para todo o país.

Paula Valente, responsável pela vacinação na ARS (Administração Regional de Saúde) do Alentejo, afirma à RC que “as pessoas estão a aderir mais e estão a contribuir para que haja uma diminuição da gravidade da gripe na população e em cada um dos vacinados”.

“Vêm 78 mil vacinas, que são as necessárias para vacinar a população do Alentejo”

A vacinação é recomendada e gratuita para um conjunto da população “com mais probabilidade de riscos se tiver gripe”, nomeadamente idosos (65 anos e mais), crianças, residentes e internados em instituições e unidades hospitalares, profissionais do sistema de saúde e bombeiros, assim como “pessoas com algumas doenças específicas” como diabetes, ou que se encontrem a realizar quimioterapia ou diálise.

“A vacinação prolonga-se até ao mês de dezembro”

Os utentes que têm direito a vacina grátis, devem entrar em contacto com “as suas unidades de saúde para serem vacinadas”, contudo, adverte que a vacinação pode ser feita até ao final do ano, “para não ser toda a gente ao mesmo tempo”.

Apesar de não ser grátis, a vacina contra a gripe é ainda recomendada a outros grupos, como a população entre os 60 e os 64 anos de idade, grávidas e “pessoas com outras doenças crónicas”. Para tal, a população pode conseguir receita médica junto do seu médico de família, para levantamento na farmácia. Tendo em conta que é comparticipada em 37%, o valor desta rondará os 4 euros, avança. Também nesta situação a vacina pode ser pedida até ao final do ano.

A responsável reitera a necessidade de a população se proteger contra a gripe através da vacinação “porque nunca se sabe qual vai ser a intensidade e a gravidade” desta.

“A infeção pelo vírus da gripe pode ser grave nas pessoas que pertençam aos grupos de risco”

Avança ainda que a adesão à vacinação contra a gripe tem vindo a aumentar, sendo que em 2017 “estima-se que se tenham vacinado 65% das pessoas com mais de 65 anos, o que é o número mais elevado de sempre”.

A campanha da vacinação, arranca normalmente no início de outubro, contudo, no presente ano e a partir do mesmo, “vai começar sempre a partir da 3ª semana de outubro”.

Esta alteração visa rentabilizar a “imunidade provocada pela vacina”, considerando que “a gripe geralmente não começa antes do meio/fim de dezembro”.

Desta forma, as pessoas com sistema imunológico mais frágil “estão mais protegidas até mais tarde”, conclui.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2018 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31