Imprimir esta página

COVID19

Vacinação de jovens dos 12 aos 15 anos "será sempre necessário" autorização médica

Regional 01 Ago. 2021

Graça Freitas, a responsável da Direção-Geral da Saúde esclareceu que a imunização dos adolescentes dos 12 aos 15 anos poderá avançar desde que haja indicação médica.

O esclarecimento foi feito, este domingo, pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, segundo a qual "será sempre necessário" ter uma indicação médica.

Recorde que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que "esse espaço continua aberto à livre escolha dos pais".

Assim, a vontade dos pais, como havia referido o Presidente da República, não será suficiente para que a vacinação seja feita.

Na passada sexta-feira, Graça Freitas apresentou a recomendação da DGS quanto à vacinação dos 12 aos 15 anos, mas a informação não foi corretamente interpretada. O documento da entidade de saúde indica que "deve ser dada a possibilidade de acesso à vacinação, a qualquer adolescente com 12-15 anos, por indicação médica, de acordo com a calendarização da campanha de vacinação". 

Fonte JN