07 maio 2021
 
Ser Igreja
23:00-00:00
×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

Aljustrel

Variante de Aljustrel inscrita no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

Regional 25 Mar. 2021

O Município de Aljustrel, em nota enviada à nossa redação, deu conta que recebeu a informação de que a Variante de Aljustrel foi inscrita no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) do Governo, que deverá ser executado entre 2021 e 2026.

Segundo a autarquia, o Governo considerou, assim, que a Variante de Aljustrel faz parte do conjunto de reformas e de investimentos que permitirão ao País retomar o crescimento económico sustentado.

Esta infraestrutura determinante para o desenvolvimento do concelho, avança o Município, há anos reivindicada por esta autarquia e pela população, inclui-se no âmbito das acessibilidades rodoviárias acopladas a áreas empresariais, considerando-se que esta variante será determinante para melhorar o acesso à Zona de Extração Mineira e à Área de Localização Empresarial.

O Município de Aljustrel reuniu-se, assim, com a empresa RPlanning para a execução de estudo prévio do traçado da variante, nomeadamente para dispensa da Avaliação de Impacto Ambiental, junto da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Juntou ainda esta câmara municipal igualmente a equipa de projetistas para a apreciação do projeto nas diversas especialidades, com o objetivo de nos próximos meses concretizar o projeto final e receber a sua homologação por parte da Infraestruturas de Portugal, de modo a que possa ser lançado o concurso público para a execução da empreitada.

Esta obra, que já tinha a garantia do Governo e se encontrava inscrita no Programa Nacional de Investimentos (PNI), está agora mais perto de concretizar-se, refere a autarquia, por ter sido considerada necessária e prioritária, como sempre defendeu e reivindicou esta autarquia junto das entidades competentes.

A Variante Norte à Vila de Aljustrel vai permitir um melhor ordenamento do perímetro urbano da localidade, mas também vai ser crucial para o desenvolvimento das atividades económicas, proporcionando melhores acessos rodoviários às muitas empresas que aqui já se instalaram ou que pretendem fixar-se neste território, desenvolvendo a partir daqui os seus negócios.

A sua construção vai minimizar ainda os impactes negativos decorrentes da circulação de tráfego, permitindo desviar para fora da localidade o trânsito provocado por veículos pesados, designadamente os que transportam matérias perigosas, como minérios, explosivos, entre outros.

A Variante de Aljustrel permitirá ainda uma circulação e uma ligação a outras localidades do concelho, bem como a vários corredores regionais e nacionais, e em melhores condições de segurança.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Maio 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31