NACIONAL

Vem aí um ciclone "explosivo"...prepare gorros, luvas e cachecóis para os próximos dias!

Regional 02 Dez. 2021

As últimas semanas trouxeram ar muito frio, geralmente de origem polar obrigando-nos a puxar de agasalhos mais fortes, gorros, luvas e tudo o que temos para nos sentirmos mais quentes.

Se pensava que este cenário estava a mudar, desengane-se! Os próximos dias podem trazer um agravamento das condições metereológicas, sobretudo no que diz rspeito ao frio e ao vento.

Prevêm-se interlúdios, que fazem eclodir as tempestades. Ainda assim, em Portugal, apenas sentimos o frio .

No entanto, até domingo , e de acordo com o site Tempo.pt, vão surgir mais interlúdios,  certamente com menor impacto, no entanto aquele que exige atenção é o terceiro, e que se vai fazer sentir com maior intensidade no feriado de 8 de dezembro.

De acordo com as previsões, poderá mesmo aparecer sob a forma de uma ciclogénese explosiva.

No sábado,  com a chegada de um sistema frontal muito ativo, chega alguma precipitação, por vezes moderada, e algo persistente .

Domingo, dia 5 de dezembro, chega mais ar polar! A provável entrada de uma massa de ar polar e húmida vai fazer baixar as temperaturas em todo o país, com o vento a soprar forte  e a acentuar a sensação térmica de um tempo verdadeiramente gélido.

Apesar destas previsões, as condições metereológicas voltam a agravar-se entre segunda e quarta-feira, nomeadamente dia 8 de dezembro, dia da imaculada conceição.

Vários modelos de previsão estimam que outra tempestade de grande impacto, e com grande velocidade da sua formação, chegue. Na manhã de segunda-feira, prevê-se que o tempo piore com a passagem de um ciclone, que  possui uma génese explosiva , com uma possível descida de pressão superior a 20 hPa em 24 horas nas latitudes médias. 

Se este cenário  se confirmar, é na terça-feira (7) e no feriado de dia 8 que a instabilidade assumirá contornos expressivos. 

Certo é que, concretizem-se, ou não, as previsões teremos que reforçar o vestuário com agasalhos devido ao frio e ao vento.

Fonte: Tempo.pt

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Janeiro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31