Viana do Alentejo

Viana do Alentejo apresenta projeto de 250 mil euros para motivar alunos para os estudos através da tecnologia, diz pres. da C.M. (c/som)

Publicado em Regional 10 outubro, 2019

O Município de Viana do Alentejo vai apresentar esta quinta-feira (10 de outubro), na Escola Básica e Secundária Dr. Isidoro de Sousa, o projeto ‘5 Estrelas’, no âmbito do combate ao insucesso escolar no concelho, destinado aos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo.

Bengalinha Pinto, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, esteve aos microfones desta estação emissora a falar sobre o projeto, que representa “um investimento de cerca de 250 mil euros por 2 anos”.

O projeto compreende uma equipa multidisciplinar, em que “elementos do Município articulam com uma técnica de psicomotricidade e uma psicóloga” do Agrupamento de Escolas. Estas técnicas já existem no estabelecimento escolar, num gabinete que “dá apoio aos alunos com mais dificuldades”, aponta.

“Pretende-se que com a introdução de novas tecnologias os alunos se sintam mais atraídos para os conteúdos programáticos”
Bengalinha Pinto

No âmbito do projeto ‘5 estrelas’, “vai ser distribuído a cada aluno um tablet com conteúdos de uma empresa de formação”, explica. Esta plataforma é semelhante a uma rede social, mas “tem conteúdos pedagógicos para os alunos”, visando que estes se sintam “mais motivados através da introdução de novas tecnologias”.

Haverá ainda “a criação de um Observatório Municipal de Educação” para monitorização e avaliação de resultados, “para podermos atuar e melhorar de ano para ano, o sucesso dos nossos alunos”, explica.

O projeto envolve o Município de Viana do Alentejo e o Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo, e é financiado a 85% pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu.

Mais aponta o autarca a esta estação emissora, que a taxa de insucesso no seu concelho se encontra em valores médios, surgindo este projeto de um aproveitar o financiamento comunitário para melhorar os resultados existentes.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31