Viana do Alentejo

Viana do Alentejo: Câmara Municipal aprova novas medidas para ajudar em tempos de Pandemia

Regional 27 Jul. 2020

A Câmara de Viana do Alentejo, aprovou recentemente um novo pacote de medidas sociais e económicas que pretendem minimizar o impacto da pandemia de covid-19 no concelho.

As novas medidas, vêm complementar, segundo um comunicado da autarquia à comunicação social, outro conjunto de 20 medidas aprovadas em abril, que incluiu a criação de um Fundo de Emergência Municipal de 150 mil euros para apoiar famílias, empresas, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e o movimento associativo do concelho.

Assim, entre os novos apoios agora aprovados, destaca-se a isenção do pagamento de tarifas fixas dos serviços de abastecimento de água, saneamento de águas residuais e gestão dos resíduos até dezembro para todos os utilizadores não domésticos, com exceção dos organismos públicos.

Adianta ainda " os agregados familiares mais carenciados economicamente terão direito a um apoio financeiro para pagamento de água, eletricidade, gás ou da própria renda de habitação e, além disso, a fórmula de cálculo do rendimento 'per capita' para a atribuição de bolsas de estudo por carência económica sofreu uma alteração de modo a passar a abranger mais agregados."

Ainda no âmbito social, a Câmara M unicipal de Viana do Alentejo decidiu "reforçar o apoio na aquisição de medicamentos através do programa Abem -- Rede Solidária do Medicamento, comparticipando com 100 euros cada beneficiário, sendo o restante assegurado pela Associação Dignitude, a instituição responsável pelo programa."

O Município de Viana do Alentejo justifica a decisão das medidas tomadas com "a fragilidade económica decorrente da pandemia que leva os cidadãos a optar entre a aquisição de medicamentos ou de bens essenciais, contribuindo para o agravamento do seu estado de saúde".

Ainda no que diz respeito a apoios à população mais carenciada, a câmara informou, também, que os Cartões Sociais do Reformado, Pensionista e Idoso com data de expiração entre 24 de fevereiro e 31 de dezembro serão considerados válidos até ao último dia deste ano.

Por outro lado e para estimular o comércio local, o município lançou uma campanha, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) e designada por "Compre no Comércio Local -- Vales Solidários", que irá decorrer entre 01 de agosto e 31 de outubro., tal como a Rádio Campanário já tinha noticiado. Neste programa, por cada 10 euros em compras nos estabelecimentos aderentes do concelho, cada cliente irá receber um cupão que o habilita a um sorteio mensal com prémios entre os 50 e os 300 euros.

Além disso, a autarquia indicou que está disponível para receber desempregados inscritos do Instituto do Emprego e Formação Profissional.

O presidente da Câmara de Viana do Alentejo afirmou ainda emn comunicado que "o município continua a acompanhar atentamente a situação com o intuito de prestar todo o apoio à camada mais frágil da população, como os idosos, os desempregados e as crianças".

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30