09 Dez. 2022
 
Terço
19:30-20:00

Viana do Alentejo promove 1º Festival de Ilustração e criatividade em Olaria!

Viana do Alentejo promove 1º Festival de Ilustração e criatividade em Olaria! 7 Maravilhas
Regional Escrito por  24 Jun. 2022
O Município de Viana do Alentejo acaba de anunciar a realização e a data do Festival.
A 1ª edição do FICO - Festival de Ilustração e Criatividade em Olaria - vai acontecer no próximo fim de semana - 1, 2 e 3 de julho.
Avança ainda que o programa será divulgado em breve.
A decorrer em Viana do Alentejo, o Festival vai trazer feira de ilustração, olaria, concertos, animações, gastronomia, entre outras atrações.


A Olaria é marca do terrítório de Viana do Alentejo, pelo concelho a fundação da escola de olaria Médico de Sousa veio alterar a estrutura geracional do ensino do ofício, disponibilizando o conhecimento e a aprendizagem a todos que o pretendessem.

Fundada a 28 de outubro de 1893, esta oficina/escola onde se ensinava praticamente todos os processos relativos aos ofícios do oleiro, forneiro de louça e pintor cerâmico, constituiu-se como uma das primeiras escolas industriais do país. Ligada à União Vinícola e Oleícola do Sul, primeira adega cooperativa do nosso país, foi dado pela população o nome de Escola Médico de Sousa, em sinal de gratidão e respeito pelo empreendimento de toda a família Sousa em prol da vila e do Concelho de Viana do Alentejo.

O pintor portuense Júlio Resende, o ceramista caldense Armando Correia, o natural de Vila da Feira, Aníbal Alcino e o vianense Francisco Lagarto são alguns dos nomes maiores associados ao ensino neste estabelecimento.s relativos aos ofícios do oleiro, forneiro de louça e pintor cerâmico, constituiu-se como uma das primeiras escolas industriais do país. Ligada à União Vinícola e Oleícola do Sul, primeira adega cooperativa do nosso país, foi dado pela população o nome de Escola Médico de Sousa, em sinal de gratidão e respeito pelo empreendimento de toda a família Sousa em prol da vila e do Concelho de Viana do Alentejo. O pintor portuense Júlio Resende, o ceramista caldense Armando Correia, o natural de Vila da Feira, Aníbal Alcino e o vianense Francisco Lagarto são alguns dos nomes maiores associados ao ensino neste estabelecimento.

Informação - CM Viana do Alentejo
Foto - 7 Maravilhas

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31