Imprimir esta página

Viana do Alentejo recebe residência artística de criação de peças cerâmicas

Regional 08 Jul. 2021

Até dia 9 de julho está a decorrer em Viana do Alentejo, na Oficina do Mestre Feliciano Branco Agostinho, uma residência artística de criação de produção de peças cerâmicas.

Segundo o comunicado enviado pela câmara de Viana do Alentejo, o projeto proporciona o encontro entre duas realidades e práticas artísticas, as da olaria tradicional e a do design gráfico e ilustração contemporâneos, contando com a participação de 4 ilustradores nacionais – Bruno Reis Santos/Mantraste, José Torres, Mariana Margarida Malhão e Mariana, a Miserável – e a família de artistas ceramistas Feliciano Agostinho.

A residência artista sob a direção artística da VICARA e produção da Passa ao Futuro, tem como  ponto de partida, os motivos humorísticos recorrendo, para tal, a técnicas tradicionais e locais da faiança e barro vermelho pintados e esgrafitados.

Algumas das peças escolhidas serão, posteriormente, editadas em séries limitadas e outras ainda em produções mais alargadas.

Conforme o comunicado de imprensa enviado à RC, a divulgação e apresentação dos resultados será efetuada através de uma exposição na Galeria Senhora Presidente, no Porto, no mês de dezembro. Será ainda editado um catálogo com os processos, técnicas, autores e percurso, bem como criada uma Plataforma de Arquivo e Divulgação de Ilustração em Cerâmica, com o foco no centro oleiro de Viana do Alentejo.

No último dia de residência artista, terá lugar um evento destinado à partilha de memórias e formação, com o intuito de envolver a comunidade, sensibilizando-a para o valor cultural da olaria tradicional local.