9.3 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vice-presidente da CM de Vila Viçosa visitou Comissão Europeia

Nos passados dias 10, 11 e 12 de maio, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Tiago Salgueiro, visitou a Comissão Europeia, no âmbito do projeto “Construir a Europa com os Eleitos Locais”.

O Município de Vila Viçosa aderiu, no início de 2023, à iniciativa “Construir a Europa com os Eleitos Locais”, sendo que, este projeto é organizado pelo Comité das Regiões e a Rede Europeia de Eleitos Locais e Regionais, que tem como principal objetivo, criar uma rede consistente de eleitos das diferentes autarquias portuguesas, de forma a procederem à comunicação da União Europeia, numa aliança, sem precedentes entre as instâncias europeias e os municípios portugueses.

O projeto “Construir a Europa com Eleitos Locais” pretende alcançar um maior conhecimento sobre a forma como a União Europeia tem contribuído para o desenvolvimento económico, social e cultural dos países membros e na defesa dos valores humanistas e solidários.

A União Europeia precisa da voz dos autarcas junto das comunidades, de modo a conseguir envolver os cidadãos nas grandes motivações que nos unem e no conhecimento mais aprofundado sobre o funcionamento dos diferentes organismos que nela estão inseridos. Muita da legislação produzida está ligada às autarquias e, esse facto implica que exista um compromisso dos eleitos relativamente à forma como essa informação é disponibilizada às populações.

O presente programa tem como objetivo implementar e tornar possível aos políticos locais trabalharem em conjunto e disseminar informação sobre a União europeia e os seus temas e prioridades ao nível local, estimulando assim o debate e o envolvimento com as grandes causas europeias nas comunidades das diferentes regiões. Os autarcas que se encontram na linha da frente devem ser os principais agentes na promoção e divulgação dos diferentes organismos e projetos europeus.

A União Europeia, convida as autoridades locais para a adesão ao referido projeto e à presença dos autarcas de diferentes regiões do pais. A integração nesta iniciativa permite, o debate e a partilha de informações entre os membros, existindo a possibilidade de discussão e análise de diferentes áreas, em termos da documentação legislativa e normativa que vai sendo produzida.

As grandes diretrizes do projeto assentam nos seguintes pressupostos: aproximar a Europa dos seus cidadãos, reforçar a democracia na UE e trabalhar em conjunto para o futuro da nossa União. É necessário assegurar, de acordo com a melhor estratégia, que a União Europeia está permanentemente ao serviço dos seus povos e respetivos locais de residência, tendo como valor fundamental a coesão social, económica e territorial.

Nesta iniciativa participaram 27 autarcas de diferentes zonas do país, previamente selecionados pela Representação da União Europeia em Portugal.

 

Fonte: Câmara Municipal de Vila Viçosa

Populares