26 Nov. 2021
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-23:00

NACIONAL

Vidros do carro embaciados no inverno? Aprenda truques para evitar este fenómeno!

Regional 27 Out. 2021

Nos dias de chuva, é frequente a condensação surgir no interior dos automóveis dando origem a que os vidros do carro fiquem embaciados .

A condensação e humidade que resultam dos dias de chuva ou frio frequente provocam situações de incómodo a todos os que circulam na estrada, colocando em causa a segurança da condução.

A explicação para que os vidros fiquem embaciados é fácil de perceber: resulta do choque térmico entre os ambientes do interior e exterior. Ou seja, a ocorrência da condensação ocorre especialmente quando o ar no interior do automóvel está mais quente do que o ar no exterior.

O aumento deste fenómeno intensifica-se quando a humidade entra em contacto com o vidro frio e  com  a respiração das pessoas.

Para eviytar que os vidros do seu automóvel fiquem embaciados  deve:

-Limpar regularmente os vidros

A primeira boa dica sobre como evitar ter os vidros do carro embaciados no inverno ou em qualquer outra altura do ano é limpar frequentemente esta superfície.

-Cera automóvel

A cera automóvel não serve apenas para deixar o carro brilhante e bonito. Se aplicar uma camada fina de cera no interior e no exterior dos vidros do carro de forma uniforme, usando depoirs um pano para  limpar , tirando excessos até não ver qualquer vestígio de cera automóvel. Desta forma será criada uma camada que repele a humidade e evita, consequentemente, o embaciamento dos vidros.

O aconselhável é repetir o processo de duas em duas semanas.

- Utilize Batata crua

Recorra a uma batata crua e parta-a ao meio. Esfregue a metade pelo interior do vidro e, depois, passe um pano húmido. O que acontece é que o amido da batata vai criar um tipo de película que repele a humidade, evitando, assim, a condensação e o embaciamento dos vidros.

- Recorrer à areia 100% sílica que, normalmente, associamos aos gatos. Neste caso, deve encher um par de meias com areia absorvente para gatos 100% sílica. Depois, basta colocar a meia de baixo do banco de passageiro.

-Truque da barra de sabão, aplicando uma camada de sabão em barra nos vidros e secar, de seguida, com um pano.

- a ventilação do carro, direcionando a saída do ar para o pára-brisas e acione a opção para desembaciar.

- recorrer a líquidos desembaciadores, facilmente disponíveis em lojas.

Normalmente, a preocupação primária dos condutores limita-se a passar um pano, um lenço ou as próprias mãos sobre as pequenas gotas de água já acumuladas nas zonas húmidas sobre o vidro.

Mas esta não é uma boa solução, pois apenas vai transformar a humidade em gotas de água  e provocar sujidade nos vidros, o que leva a que  os vidros fiquem ainda mais embaciados, obrigando os condutores a repetir o mesmo processo.

Fonte: Ekonomista

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30