10.9 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Vila Viçosa ficou esquecida pela CCDRA”, afirma presidente Manuel Condenado sobre chumbo de candidaturas das ETAR’s (c/som)

As candidaturas a fundos comunitários, apresentadas pelo Município de Vila Viçosa, visando a construção e requalificação de ETAR’s (Estação de Tratamento de Águas Residuais) do concelho, foram chumbadas.

À RC, Manuel Condenado, presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, afirma que o município irá “apresentar novas candidaturas logo que haja oportunidade”.

Em causa, estava a construção das ETAR’s de Pardais e de São Romão e a requalificação da ETAR de Bencatel, cujas candidaturas foram “surpreendentemente” indeferidas.

Como causas para o chumbo, o autarca aponta a escassez de “recursos a nível dos fundos comunitários” que leva a que “qualquer situação seja aproveitada para provocar o indeferimento […] e é isso com que não concordamos”.

“Vila Viçosa ficou esquecida pela CCDRA” (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo), reitera o autarca, lamentando “que haja uma macrocefalia no aproveitamento dos fundos comunitários apenas para as grandes cidades e que a periferia fique esquecida”, sublinha ainda ser esta “uma crítica muito consciente”.

Em curso, existem “pedidos de contração de empréstimos” que serão utilizados para “realizar algumas obras” de acordo com os valores disponíveis. Estes destinavam-se “a suportar o custo não comparticipado dos fundos comunitários”, não sendo suficientes para suportar a totalidade das obras.

Afirmando que não será abandonada “a ideia de voltarmos a apresentar as candidaturas”, o autarca garante que serão tomadas “providências junto das autoridades competentes no sentido de inverter esta situação”.

 

Populares