13.7 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa: Igreja e Convento de Nossa Senhora da Piedade classificados de Monumentos Interesse Público

Segundo uma portaria publicada em Diário da Republica, no passado dia 4 de novembro, a Igreja e o respetivo Convento de Nossa Senhora da Piedade, foi classificada pelo Governo Portugueses como Monumentos de Interesse Público.

Segundo o documento publicado, “a classificação da Igreja, do Convento e da Cerca de Nossa Senhora da Piedade reflete os critérios constantes do artigo 17.º da Lei n.º 107/2001, de 8 de setembro, relativos ao seu interesse como testemunho religioso, ao seu valor estético e à sua conceção arquitetónica”, acrescentando ainda que “os bens imóveis agora classificados fazem parte da zona especial de proteção conjunta dos imóveis classificados e em vias de classificação existentes no centro histórico de Vila Viçosa”.

A Igreja e o respetivo Convento de Nossa Senhora da Piedade foram fundados em 1606 por D. Teodósio II de Bragança, sendo o espaço consagrado em 1610. A ampla cerca conventual é característica dos conventos capuchos, abrangendo zonas agrícolas. O templo, de planta longitudinal, apresenta nave única antecedida por nártex e capela -mor retangular, à qual se encontra adossada a sala da tribuna. As dependências conventuais organizam -se em torno do claustro quadrangular, sendo que as posteriores são já setecentistas. A fachada de linhas sóbrias contrasta com o interior da igreja, sucessivamente reformado por campanhas decorativas ao longo dos séculos XVII e XVIII. De entre estas, destacam -se a pintura mural que decora a sacristia e a Capela de São Francisco, os retábulos de talha dourada e policroma, a abóbada do coro alto, feita depois do terramoto de 1755, e a campanha azulejar de revestimento da nave. O claustro é decorado com grafitos de laçarias e figuras zoomórficas e antropomórficas. 

Populares