17.2 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa Património da Unesco “só para o ano ou para o seguinte, a candidatura é muito mais exigente depois da inscrição na lista indicativa”, diz Presidente da Comissão Nacional da Unesco (c/som)

Decorre esta quarta feira, 15 de janeiro, a visita a Vila Viçosa do Presidente da Comissão nacional da Unesco – Embaixador José Filipe Moraes Cabral. A visita irá decorrer durante todo o dia, com passagem obrigatória pelos núcleos museológicos e patrimoniais de Vila Viçosa.

O Embaixador abordou aos microfones da rádio campanário o estado da candidatura de Vila Viçosa a património da UNESCO. Onde referiu que “Vila Viçosa tem todas as condições para ser inscrita na lista do património universal. A minha visita hoje é para me inteirar pessoalmente e diretamente de quais são os projetos concretos, pois estas candidaturas são complicadas, trabalhosas e muito exigentes.” “Também me cabe salientar a exigência do trabalho da própria candidatura e depois a exigência do trabalho para além da própria candidatura, porque a inscrição não é o final do exercício, é o princípio de outro exercício muito exigente”.

Quando instado a comparar as candidaturas do Santuário de Braga e do Palácio Nacional de Mafra (são as duas candidaturas existente no momento) com o caso de Vila Viçosa, José Filipe Moraes Cabral disse “Existe uma diferença de calendário, porque essas duas candidaturas foram já submetidas ao comité do património mundial, deverão ser apreciadas na reunião do comité que terá lugar em julho”, o caso de Vila Viçosa “primeiro tem de se ver (…) mas como existem prazos estabelecidos apenas para o ano ou para o ano seguinte se poderá ter uma decisão.” “Só podemos apresentar uma candidatura por ano, existem prazos, os prazos são rígidos e a preparação de uma candidatura não é a mesma coisa que a inscrição na lista do património português, é algo bastante mais exigente”.

Populares