14.3 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vinhos do Alentejo apoia a restauração e os produtores através das entregas de refeições ao domicílio

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) anunciou o lançamento da campanha “Hoje ofereço eu”, que a partir de sexta-feira, dia 19, irá promover o consumo de vinho, no contexto de pedidos de entrega de refeições ao domicílio (delivery), ajudando simultaneamente a restauração e os produtores de vinho do Alentejo.
 
Cada semana será definido pelos restaurantes aderentes o menu para a iniciativa, selecionando um prato da sua ementa e harmonizando-o com uma garrafa de vinho alentejano da sua carta. Por cada pedido deste menu especial será oferecida uma segunda garrafa de vinho de um produtor vitivinícola da região distinto.

Segundo a CVRA, “pretende-se alterar as tendências de consumo que se têm vindo a verificar, promovendo os pedidos de vinho em delivery; colmatar as quebras registadas nas vendas de vinho ao nível nacional; fomentar as relações entre a restauração e os agentes económicos vitivinícolas; e levar a casa dos alentejanos marcas distintas, demonstrando a versatilidade da região.”

“A desaceleração de mais de 50% das vendas de vinho registadas em 2020 foi motivada, essencialmente, pela contração da atividade da restauração e do turismo, pelo que os produtores que são dependentes deste setor para o escoamento dos seus produtos encontram-se em situações financeiras precárias”, realçou a CVRA.
 
Francisco Mateus, presidente da CVRA, explica que “ao oferecermos uma garrafa diferente daquela pela qual o consumidor optou, estaremos a dar-lhe a conhecer novos vinhos e a permitir que esse produtor estabeleça um contacto profícuo com um restaurante no qual ainda não vendia o seu produto. É uma iniciativa que, a longo prazo, esperamos ver resultar num maior volume de vendas dos vinhos da nossa região e numa maior liquidez das empresas vitivinícolas”.

Recorde-se que, ao abrigo da legislação em vigor, no âmbito do decreto de Estado de Emergência, a venda de bebidas alcoólicas está proibida a partir das 20h00, pelo que todos os pedidos feitos no âmbito desta campanha devem ser anteriores a este horário.

O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal, lembrou o organismo.

Populares