23.3 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vinhos: Herdade dos Grous e Herdade de Coelheiros recebem selo de produção sustentável

As garrafas de vinho da Herdade dos Grous e da Herdade de Coelheiros recebem selo de produção sustentável, uma certificação inédita em Portugal.

Estas garrafas circularam nos supermercados com este selo atribuído pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA). Esta distinção reconhece produtores da região que cumpram com os 171 requisitos estabelecidos pelo Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA).

Segundo o comunicado enviado pela Media Tailors à RC, esta distinção vai possibilitar que o consumidor possa identificar os produtores alentejanos que cumprem com boas práticas de poupança de recursos, que promovam a biodiversidade, que utilizem energias renováveis, protejam dos solos ou fomentem iniciativas que envolvem toda a comunidade na adoção de comportamentos sustentáveis.

Esta certificação é também, uma garantia transversal de que o Alentejo repensa os procedimentos implementados nos campos e adegas, procurando promover e implementar novas práticas ambientalmente, socialmente e economicamente mais sustentáveis. 

“Este é um passo histórico para o setor vitivinícola português, que ilustra uma acentuada mudança no modo de pensar a produção sustentável em Portugal. A partir de agora, os consumidores poderão facilmente identificar os produtores alentejanos que, ao longo dos últimos anos, trilharam um caminho que permitiu alterar práticas, continuando a disponibilizar vinhos de excelência e respeitando, sempre, o ecossistema”, garante Francisco Mateus, presidente da CVRA. 

Segundo o comunicado enviado à RC, o Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 22,9 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Angola, EUA, Polónia e China.

Créditos das fotografias: Facebook das herdades.

 

Joana Freitas 

Populares