Imprimir esta página

Moura

Voluntários do Programa Abem recuperam escola em Moura

Regional 13 Jul. 2019

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento está a celebrar o seu terceiro aniversário e, para o assinalar, vai promover uma iniciativa solidária que reunirá mais de uma centena de voluntários em Moura, no distrito de Beja. Este é um dos concelhos onde o Programa está presente, em parceria com duas entidades referenciadoras: a Câmara Municipal de Moura e a União de Freguesias de Moura e Santo Amador, prestando apoio a 201 beneficiários - 10% dos quais, crianças - que têm assim acesso, sem custos, a toda a medicação prescrita necessária.

«O Programa abem: tem permitido à população do nosso concelho com poucos recursos financeiros, na maioria idosa, ter acesso à medicação prescrita, permitindo-lhe ter uma melhor qualidade de vida», diz Álvaro Azedo, presidente da Câmara Municipal de Moura. O edil destaca ainda que o concelho recebe com muito orgulho e sentido de responsabilidade a realização do Dia abem: em Moura.

O Dia abem reúne, anualmente, voluntários em representação de todos os elementos da rede solidária, desde entidades referenciadoras a doadores, passando pelas farmácias e pelos beneficiários. Desta feita irão unir esforços em trabalhos de requalificação e conservação da Escola Básica do 1º Ciclo com Jardim de Infância do Fojo, localizada naquele concelho do Alentejo.

A Cerimónia de Encerramento do Dia abem: contará com a presença da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, em representação do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social; do Presidente da ARS Alentejo, José Marques Robalo, em representação da Ministra da Saúde e de Maria de Belém Roseira, embaixadora da Associação Dignitude, entidade dinamizadora do Programa abem:. De realçar que o dia termina com um momento musical a cargo do Maestro Rui Massena, com entrada livre, disponibilizando a Câmara Municipal de Moura transporte para os interessados em assistir a este espetáculo.

«Três anos depois de ter sido criado, o Programa abem: é hoje uma referência a nível nacional, tendo chegado a todos os distritos e regiões autónomas do país. É com muita satisfação que vamos a Moura assinalar o nosso aniversário e contribuir com uma ação solidária que irá permitir melhorar a qualidade de vida e do percurso escolar de muitas crianças.», afirma Maria de Belém Roseira, sublinhando o simbolismo da ação num concelho onde a população, como em grande parte do interior do país, está a envelhecer. Entre maio de 2016 e junho deste ano, a nível nacional, o programa já apoiou 9.718 beneficiários, dos quais 15% são crianças. Durante o mesmo período foram dispensadas 289.745 embalagens de medicamentos.