Orada

6ª edição Ervas & Companhia vai "dar a conhecer as potencialidades das plantas”, diz dirigente da Casa da Cultura da Orada (c/som e fotos)

Publicado em Reportagens 10 maio, 2019

Decorreu esta sexta feira, 10 de maio, na freguesia de Orada (concelho de Borba) a inauguração da 6ª edição de Ervas & Companhia promovendo plantas alimentares, aromáticas e medicinais da freguesia.

O evento tem organização da Casa da Cultura de Orada em parceria com Município de Borba e a Junta de Freguesia de Orada, e conta com a colaboração das associações locais.

A Rádio Campanário marcou presença e falou com Paulo Laranjo, presidente da Casa da Cultura de Orada, que nos diz que “a cada ano que passa tentamos elevar o patamar”. O maior desejo de Paulo Laranjo é “que tudo corra pelo melhor e que seja do agrado de todos o trabalho aqui desenvolvido pela Casa da Cultura, pelo Município e pela Junta de Freguesia”.

A reativação do evento, segundo Paulo Laranjo “foi com o intuito de melhorar e dar a conhecer uma das potencialidades desta freguesia que são as plantas”.

“Somos uma freguesia rural ligada ao campo, nós como associação cultural, tentamos trazer esta parte cultural e recriar aqui no evento”
Paulo Laranjo

O certame realiza-se na freguesia, o que para Paulo Laranjo “faz todo o sentido que a feira se realize aqui, estamos no campo e era no campo que as pessoas apanhavam e recolhiam as ervas, é aqui que tem de ser feita a feira”.

António Anselmo, autarca de Borba, lembra que “antes de existir feira das ervas e companhia existia a feira das ervas na Orada que lamentavelmente terminou”, sublinhando que “quando chegámos entendemos que devíamos reativar aquilo que na minha opinião tinha sido muito bem feito, pois nunca devia ter terminado”.

O edil refere “o apoio da Casa da cultura de Orada, da Junta de Freguesia e das Associações” na concretização do certame, mostrando-se satisfeito com o espaço “agradável, muito bem decorado e com muitos expositores”.

António Anselmo diz aos microfones da RC que “o importante para nós é dinamizarmos a freguesia de Orada com aquilo que tem de bom, com os produtos naturais e as pessoas que sabem receber bem e acima de tudo que gostam da terra delas”, acrescentando que “quando gostamos da nossa terra tudo corre bem”.

“A 6ª edição Ervas & Companhia vai ser um sucesso, tenho a certeza”
António Anselmo

Questionado pela Campanário sobre a continuidade do evento, António Anselmo garante que “na Orada sempre, temos o espaço que pode ser bem utilizado, eventualmente poderia ser mais bonito ao pé da Igreja, mas não teria as mesmas condições, nesta altura do ano o tempo é muito instável e aqui no pavilhão pode realizar-se quer faça chuva ou sol”.

O autarca diz que o principal objetivo é “valorizar a freguesia e ao mesmo tempo valorizamos também o município”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Julho 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31