Alentejo

“A maioria dos estabelecimentos” no distrito não faz reciclagem, avança Gesamb em ação de sensibilização em Vila Viçosa (c/som e fotos)

Publicado em Reportagens 17 junho, 2019

A Gesamb, em parceria com as Câmaras Municipais, encontra-se a realizar no distrito de Évora a campanha Seja muito Eco Bem-Vindo, junto do comércio local.

A Campanário esteve presente na campanha em Vila Viçosa, e falou com Gilda Matos, responsável pela área da comunicação da Gesamb, que avança que têm “estado a detetar muitas situações onde não se faz separação” dos resíduos.

A representante explica que estudos têm revelado que a maior parte dos resíduos são produzidos na restauração, comércio, hotelaria e serviços, direcionando-se assim a campanha para “sensibilizar esses setores para uma correta separação e encaminhamento dos resíduos produzidos”.

“Procuramos passar que cada pessoa faz a diferença, e o impacto de fazer uma correta gestão de resíduos é enorme”
Gilda Matos

A campanha passará por 800 estabelecimentos de 12 concelhos (Alandroal, Arraiolos Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa) do distrito de Évora, “sensibilizando e distinguindo os comerciantes que aderirem à campanha” com um selo, que demonstra aos clientes “que o estabelecimento está preocupado com as questões” ambientais.

Existe “um potencial de crescimento”, uma vez que existem “poucas pessoas sensibilizadas para a questão”. Questionado sobre as razões para a não separação dos resíduos, afirma que existem “vários fatores”, nomeadamente a falta de tempo em pequenos negócios onde o proprietário é o único funcionário.

Gilda Matos aponta ainda como “motivação acrescida” para a separação de resíduos, “os circuitos que se estão a organizar” para “recolha porta a porta dedicado a este tipo de comércio”.

A Gesamb, empresa de gestão e exploração do Sistema Intermunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Urbanos do Distrito de Évora, iniciou a campanha em Redondo, dia 12 de junho, seguindo-se Borba, nos dias 13 e 14 de junho e Vila Viçosa, dias 15 e 17 de junho.

As ações itinerantes prosseguem até ao final de julho:

Reguengos de Monsaraz: dia 18 e 19 de junho;

Vendas Novas: dia 24, 25 e 26 de junho;

Arraiolos: dia 27 e 28 de junho;

Mora: 29 de junho;

Estremoz: 1, 2 e 3 de julho;

Évora: de 4 a 20 de julho;

Montemor-o-Novo: 22 a 25 de julho;

Alandroal: 26 de julho;

Mourão: 27 de julho.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30