13.7 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Alandroal afirmou-se como a terra para comer peixe do rio”, diz autarca na inauguração da IX Mostra Gastronómica do Peixe do Rio (c/som e fotos)

Decorreu sábado, dia 10 de março, em Alandroal, a cerimónia de inauguração da IX Mostra Gastronómica, subordinada ao tema Peixe do Rio, que decorrerá até ao dia 18 de março.

“Alandroal conseguiu afirmar-se como a terra para comer peixe do rio, aqui no Alentejo Central”, afirma João Grilo, presidente da Câmara Municipal de Alandroal, em declarações à RC.

Tal deve-se à existência no concelho de “tradições muito fortes ligadas ao rio e aos produtos locais”, assim como restaurantes que “têm sabido fazer renascer essas experiências”.

Mantendo uma proximidade com as tradições, o autarca afirma que “temos que inovar, trazer diferença” para chegar a novos públicos.

Neste sentido, esta edição conta com a participação do Chefe José Júlio Vintém, que partilhou “experiências com os nossos restaurantes” que caso sejam aproveitadas, “podem significar diversidade e inovação” dessas tradições, à volta de peixes como a carpa, lúcio-perca, barbo, sável, enguia e lampreia.

A IX Mostra Gastronómica de Alandroal tem uma vertente solidária, através de uma parceria entre o município e uma empresa do concelho, em que a venda de saquetas de ervas aromáticas “reverte completamente para a Creche Social e Paroquial de Alandroal”.

Inquirido sobre os custos do evento, o autarca responde que a totalidade da despesa ainda não foi contabilizada, contudo, e citando António Ceia da Silva, aponta que “os eventos não são despesa, são investimento”. Mesmo que este seja de “20 ou 30 mil euros”, o valor “traduz-se em benefícios para os produtores locais, restaurantes e dinâmica do concelho” muito superiores.

Ao longo dos 10 dias (9-18 março) do evento, entre outras atividades, decorrerá um roteiro dos petiscos, observação astronómica, visitas a lagares, concurso de pesca, culminando domingo com a Caldeta para todos.

A cerimónia de inauguração contou com a presença de António Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, e de autarcas de concelhos da região, nomeadamente Reguengos de Monsaraz e Sousel. Em exposição, encontram-se produtos desde vinhos, queijos, mel, pão, licores, bolos e broas, caracóis, artesanato de 13 produtores e empresários do concelho, contando o evento com a adesão de 15 restaurantes.

 

{gallery}alandroal_IX_peixe_rio{/gallery} 

Populares