Alandroal

Alandroal encontra no peixe do rio uma “tradição que nos diferencia dos outros concelhos e que ainda podemos potenciar”, diz João Grilo (C/som e fotos)

Publicado em Reportagens 09 março, 2019

Foi inaugurada este sábado, 9 de março, a X Mostra Gastronómica do Peixe do Rio de Alandroal, um certame que visa divulgar um dos pontos fortes da gastronomia típica do concelho, abrangido pela albufeira de Alqueva. 

Na inauguração do certame, o secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, disse em exclusivo à Rádio Campanário que o Alandroal “por si só, sem este evento, é uma referência”, destacando os aspetos monumentais, arquitetonicos e gastronómicos do concelho. 

Alandroal “por si só, sem este evento, é uma referência”
Carlos Miguel  

Contudo, um evento como este em que realça a melhor culinária local “enaltece e põe o foco em cima de qualidades que se podem viver aqui em qualquer altura do ano”, mas com especial enfâse por alturas da Mostra Gastronómica onde se pode “testemunhar a boa cozinha que aqui se faz”, disse o governante à RC. 

 

Também a esta estação emissora, o autarca João Grilo recorda a primeira edição do certame, quando à data “havia apenas um restaurante a servir o peixe do rio com regularidade, e hoje temos aqui 15 restaurantes, seis cafés, 4 tasquinhas e é um evento que já foi acarinhado pelo concelho”. 

Alandroal encontra no peixe do rio uma “tradição que nos diferencia dos outros e que ainda podemos potenciar” 
João Grilo 

Enaltecendo o envolvimento da comunidade escolar e da população em geral, João Grilo sublinha que os munícipes sentem hoje que “este é o seu evento”, mostrando satisfação por ver enaltecida uma “tradição que nos diferencia dos outros e que ainda podemos potenciar”. 

Pela sua décima edição, o certame reaparece com um design “mais arrojado, um bocadinho maior e com mais animação”, realçando o crescimento sustentado do evento  

 

Também na inauguração, o deputado eleito pelo círculo de Évora do Partido Socialista na Assembleia da República, Norberto Patinho, realça que o certame “vai de encontro com aquilo que era a expetativa”. 

o certame “vai de encontro com aquilo que era a expetativa”
Norberto Patinho 

Nesse sentido, é uma forma de o município de Alandroal “ajudar a potenciar não apenas o concelho, mas toda uma região”, indo de encontro com a estratégia concertada de desenvolvimento regional. 

Na opinião do deputado, o certame é a prova da luta “contra as coisas menos boas da interioridade, valorizando aquilo que temos de bom”, como é exemplo o tratamento singular do peixe do rio, evidenciado por Norberto Patinho. 

 

Também à RC, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva, destaca a presença da X Mostra Gastronómica do Peixe do Rio de Alandroal num “conjunto de eventos que acaba por atrair e mobilizar os agentes no território”. 

“não é só promover um produto endógeno como o peixe do rio, é podermos dinamizar os restaurantes durante todo o ano” 
Ceia da Silva

Mais, para o responsável “não é só promover um produto endógeno como o peixe do rio, é podermos dinamizar os restaurantes durante todo o ano”, destacando o esforço da autarquia alandroalense nesse sentido, disse. 

 

Para o autarca de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, também na inauguração, destaca a presença da Rádio Campanário no certame, pois considera que através da comunicação social “as pessoas conseguem chegar até às notícias”, considerando que o certame inaugurado é “uma boa notícia”. 

“percebermos que há aqui investimento e um esforço de aposta” 
José Calixto

Mais, basta “recordarmos a inauguração da Mostra Gastronómica anterior e está para percebermos que há aqui investimento e um esforço de aposta”, evidenciando que Alandroal é um concelho onde “nota-se claramente o esforço” em matéria económica da autarquia, disse. 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Junho 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30