Alandroal

Alandroal: Lançada a primeira pedra de um hotel de cinco estrelas, “diferente, com charme e requinte”, diz promotora do projeto (c/som e fotos)

Reportagens 14 Nov. 2017

Decorreu esta terça-feira, dia 14 de novembro, a cerimónia de lançamento da primeira pedra do Hotel L’and of Alandroal, localizado no concelho alentejano, junto às aldeias do Rosário e da Mina do Bugalho.

A unidade hoteleira de cinco estrelas, representa um investimento de 3 milhões de euros em 20 hectares do concelho de Alandroal. O investimento criará um total de 30 postos de trabalho, que serão preenchidos por pessoas alentejanas – 11 no setor agrícola e 19 na unidade hoteleira – existindo a particularidade de os promotores pretenderem que destes últimos 17 sejam mulheres.

Em declarações à Rádio Campanário, Lígia Fraga, investidora, refere que a escolha da região parte de um “sonho” de criança em ter “um monte no Alentejo”, considerando que a região “tem o cenário ideal”.

É pretendido que, quem venha a fazer uma estadia, “chegue, pare e disfrute” da unidade hoteleira, que será composta por “24 suites, com 12 mezanino (tipo de arquitetura) onde podem trazer animais de estimação”, procurando “manter os edifícios antigos e criar novos”, como um restaurante, Spa, ginásio, piscina interior e exterior, um picadeiro e um aeródromo para que “quem chegue, possa fazer imediatamente uma viagem direta para o Alandroal”, esclareceu a promotora.

No setor agrícola terá vinha e amêndoa, algo que justifica “com a envolvência do terreno”, em que, após estudo foi optado pelo vinho por ser “tradicional” e por opção pessoal, já o amendoal vem na perspetiva de criar um jardim, por isso refere “a flor” que daí advém.

O projeto é um investimento candidatado em 3 milhões euros (400 mil euros no âmbito agrícola) aos programas comunitários 2020, considerando que “se for 4 ou 5 (milhões) é aquilo que for para que isto se torne um sonho”, ambiciona a empresária.

Lígia Fraga, a investidora, recordou as suas origens familiares na freguesia de pardais, concelho de Vila Viçosa, motivo pelo qual indica “um regresso, ao fim de muitos anos, à terra que nos viu nascer”.

António Ceia da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, em declarações à Rádio Campanário, afirma que o Hotel L’and of Alandroal “é mais uma peça neste puzzle que vamos construindo todos os dias e que se chama Alentejo”.

Ceia da Silva aponta a necessidade “de agradecer” os investimentos realizados na região Alentejo, que se depara “com alguns problemas de fixação de jovens”, sendo este “de perto de 3 milhões de euros”.

Os empresários do L’and of Alandroal vão “envolver-se no turismo” com o lançamento de algumas unidades, tendo feito “questão que a primeira a ser lançada fosse aqui no Alentejo”.

Sendo Lígia Fraga de Pardais (Alandroal), esta unidade surge como “um regresso às origens […] muito significativo e muito simbólico”.

“Este hotel é de facto diferenciador, único, de excelência, direcionado a targets muito bem posicionados”, com poder de compra.

O Presidente da ERT Alentejo congratulou João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, porque “Alandroal acaba por ganhar aqui uma perolazinha muito significativa”.

Questionado sobre o aumento de projetos deste género no Alentejo, ao logo da presente década, afirma que “nós não queremos ser de massas, nós queremos ser uma região distinta”, descrita em publicações internacionais, como “a nova Toscânia”. Os turistas dirigem-se à região Alentejo para “desligar”. O público-alvo da unidade hoteleira são pessoas “que levam uma vida agitadíssima, cheia de stress”, que para além da “identidade, património natural” da região, encontram “nestas unidades tempo para ser feliz”.

Também em declarações à RC, João Grilo, presidente do município de Alandroal, considera o lançamento da primeira pedra “um grande investimento”, caraterizando-o como “emblemático naquilo que deve ser o turismo do Alentejo e de alandroal”.

O autarca mostra-se satisfeito com o contributo dos investidores para a estratégia do turismo que se pretende implementar no concelho, que assenta “na qualidade, na diferenciação e a fugir do turismo de massas”, concentrando assim, uma procura “que respeite as tradições, indicadores ambientais e que contribua para o desenvolvimento”, acrescentou.

É através de “uma estratégia concertada” que João Grilo vê a possibilidade de atrair novos investidores, mostrando-se “apostado em trazer quem possa pegar nos nossos espaços e dar-lhes uma nova vida”.

O estilista Nuno Gama, encontra-se responsável no projeto, por “dar roupagem, caráter e personalidade a muita coisa”, diz em declarações à Rádio Campanário, avançando que a decoração “vai ter uma passagem muito grande pelo Alentejo”.

Neste âmbito, o seu trabalho via “recuperar aquilo que é a arte e a tradição alentejana e transformá-la em coisas contemporâneas”, passíveis de despertarem em quem visita o hotel, curiosidade em adquirir e conhecer mais sobre a cultura Alentejana.

Aliada à experiencia de vida, Nuno Gama diz ter tido, “recentemente, uma longa estadia aqui no Alentejo a fazer um levantamento de artesãos e de coisas típicas e de tradição alentejana”, para aplicar no seu design, sendo este “um trabalho que está em execução”.

Mais acrescenta a intenção de “ajudar alguns artesãos de peças eleitas por nós” a adquirirem com o projeto “algum valor comercial”.

Arquiteto David Maciel, um dos profissionais encarregues do projeto, realça a componente agrícola do projeto, que visa “dar um bocado mais de força, e dar continuidade ao que foi feito aqui na região”.

“Desde que foi feita a candidatura para fazer aqui um empreendimento com estas caraterísticas”, explica, “houve necessidade de criar um envolvimento e enquadramento […], prolongar a intervenção do aldeamento”.

Relativamente ao seu papel no projeto, descreve-se como “a mão da cabeça dos meus promotores”, visionários responsáveis pela unidade que surgirá no concelho de Alandroal.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31