15 outubro, 2019
Augusta Serrano
Notícias
17:00-19:30

Alandroal: Novo Centro Educativo de Santiago Maior e Pavilhão Gimnodesportivo inaugurados em dia de Revolução

Publicado em Reportagens 27 abril, 2013

A aldeia de Pias, no concelho de Alandroal, recebeu ontem, dia 25 de abril, muitas dezenas de pessoas que ali se deslocaram para assistir à inauguração oficial do novo Centro Educativo de Santiago Maior e Pavilhão Gimnodesportivo.

Esta Estação Emissora acompanhou o evento, que teve começo pelas 16 horas e se prolongou durante toda a tarde com um lanche de convívio para todos os presentes, ao som de músicas que evocavam o espirito da Revolução dos Cravos.

O presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, referiu o porquê da inauguração ser feita num dia tão especial, apesar das novas valências já estarem a funcionar desde o início do atual ano letivo. O autarca referiu que a expetativa é que a qualidade do ensino no concelho alandroalense melhore bastante, mas frisou que a reformulação da rede educativa no município ainda não está concluída.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/grilo%20cesm%20inaug_26abril.MP3{/saudioplayer}

Célia Galrito, residente na aldeia de Orvalhos e encarregada de educação, falou das mudanças que a sua educanda já experimentou e frisou a importância do novo edifício na freguesia de Santiago Maior.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/mae%20cesm%20inaug_26abril.MP3{/saudioplayer}

No local, entre outras personalidades, também marcou presença a delegada da Direção Geral Estabelecimentos Escolares – direção de serviços região Alentejo (DGEstE), Maria Reina Martin, que prestou declarações à Rádio Campanário para dizer que o novo empreendimento tem condições comparáveis às das grandes escolas do país, gerando uma nova dinâmica no Alentejo, numa altura em que há cada vez menos população escolar. Questionada sobre as resistências que alguma da comunidade educativa tem apresentado à reforma educativa, a representante disse que tal é normal. Maria Reina Martin garantiu também que a referida reforma tem em conta, e em primeiro lugar, a prática pedagógica, ainda que conjugar a rentabilização económica seja tida em conta.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/reina%20cesm%20inaug_26abril.MP3{/saudioplayer}

O novo Centro Educativo de Santiago Maior e Pavilhão Gimnodesportivo, que já estão em funcionamento desde o início do ano letivo, representa um financiamento que ultrapassa um milhão e novecentos mil euros, financiado em 85% por fundos comunitários.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31