15 Nov. 2019
Augusta Serrano
Notícias
17:00-19:30

Monsaraz

Alentejo é “exemplo paradigmático de afirmação turística”, afirma sec. de Estado em Monsaraz (c/som e fotos)

Reportagens 16 Jul. 2018

A histórica vila de Monsaraz acolheu, na passada sexta-feira (13 de julho), a cerimónia de abertura da Bienal Cultural Monsaraz Museu Aberto, que é este ano consignada ao tema “Paisagem Cultural”.

Na cerimónia, Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, afirmou que “o Alentejo é um exemplo paradigmático de afirmação turística”, evidenciando os dados estatísticos do INE que apontam um crescimento nos proveitos turísticos de 19% da região.

Para a governante, é “extraordinária a capacidade que a região teve de se reinventar e, cada vez mais, se afirmar baseando-se na sua autenticidade, património e cultura”, motivo pelo qual afirma que “a estratégia de desconcentrar a procura ao longo do território e utilizar o turismo como instrumento de mobilização e dinamização, está a dar resultado”.

Questionada sobre os investimentos feitos na região através de instrumentos públicos, Ana Mendes Godinho garante que o Alentejo “é uma das regiões que está com mais dinâmica”, considerando algo que permite “acelerar o aparecimento de novos negócios, quer de animação turística, alojamento, alojamento local e produto turístico” suportados por “ativos únicos”, como a gastronomia, vinhos, hospitalidade, património e eventos.

Também há RC, o presidente do município reguenguense, José Calixto, considera a iniciativa uma forma de “receber aqueles que nos visitam, não só com o património construído, mas também com a cultura dos povos que nos enriquecem e nos dão uma transversalidade cultural importante”.

Destacando o conceito de ‘Overturism’, José Calixto refere que são as grandes cidades diferenciadoras afetadas pelo mesmo que permitem “distribuir carga turística por todo o território”. Exemplo disso é o município reguenguense, onde é notória “a vinda de fluxos turísticos muito significativos em quantidade e qualidade”, na qual se inserem eventos como a Bienal Cultural, que “serve para fixar esses turistas e lhes dar experiencias que os façam retornar”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30