10.9 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo é “exemplo paradigmático de afirmação turística”, afirma sec. de Estado em Monsaraz (c/som e fotos)

A histórica vila de Monsaraz acolheu, na passada sexta-feira (13 de julho), a cerimónia de abertura da Bienal Cultural Monsaraz Museu Aberto, que é este ano consignada ao tema “Paisagem Cultural”.

Na cerimónia, Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, afirmou que “o Alentejo é um exemplo paradigmático de afirmação turística”, evidenciando os dados estatísticos do INE que apontam um crescimento nos proveitos turísticos de 19% da região.

Para a governante, é “extraordinária a capacidade que a região teve de se reinventar e, cada vez mais, se afirmar baseando-se na sua autenticidade, património e cultura”, motivo pelo qual afirma que “a estratégia de desconcentrar a procura ao longo do território e utilizar o turismo como instrumento de mobilização e dinamização, está a dar resultado”.

Questionada sobre os investimentos feitos na região através de instrumentos públicos, Ana Mendes Godinho garante que o Alentejo “é uma das regiões que está com mais dinâmica”, considerando algo que permite “acelerar o aparecimento de novos negócios, quer de animação turística, alojamento, alojamento local e produto turístico” suportados por “ativos únicos”, como a gastronomia, vinhos, hospitalidade, património e eventos.

Também há RC, o presidente do município reguenguense, José Calixto, considera a iniciativa uma forma de “receber aqueles que nos visitam, não só com o património construído, mas também com a cultura dos povos que nos enriquecem e nos dão uma transversalidade cultural importante”.

Destacando o conceito de ‘Overturism’, José Calixto refere que são as grandes cidades diferenciadoras afetadas pelo mesmo que permitem “distribuir carga turística por todo o território”. Exemplo disso é o município reguenguense, onde é notória “a vinda de fluxos turísticos muito significativos em quantidade e qualidade”, na qual se inserem eventos como a Bienal Cultural, que “serve para fixar esses turistas e lhes dar experiencias que os façam retornar”.

{gallery}reguengos_monsaraz_museu_aberto_18{/gallery}

Populares