Campo Maior

"A segurança do futuro é sem dúvida o conhecimento", diz Comendador Rui Nabeiro (c/som e fotos)

Reportagens 23 Out. 2019

Decorreu esta quarta feira, 23 de outubro, no Centro Internacional de Pós-Graduação Comendador Rui Nabeiro (CIPGCRN), em Campo Maior, a cerimónia de abertura do Curso Profissional para Técnicos de Manutenção Industrial, Metalurgia e Metalomecânica.

O curso é promovido pelo CIPGCRN em colaboração com a Delegação Regional do Alentejo do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), através do Centro de Emprego e Formação Profissional de Portalegre.

A Rádio Campanário marcou presença no evento e falou com o Comendador Rui Nabeiro que refere aos nossos microfones este tipo de oferta formativa é essencial para a região e que “não há duvida nenhuma que precisamos não só de trabalho, que é muito importante, mas não há duvida nenhuma que precisamos de um futuro de segurança e esse futuro de segurança é o conhecimento”.

"O conhecimento é a segurançado futuro"
Rui Nabeiro

 

Arnaldo Frade, delegado regional do Alentejo do IEFP, começa por referir aos nossos microfones que o IEFP “faz um trabalho diário de qualificação dos recursos humanos” da região, através “dos nossos serviços de formação”.

Para além do referido trabalho “temos estas parcerias, financiadas pelo IEFP, com entidades externas”, afirma.

Arnaldo Frade considera que estas parcerias permitem “fazer com que existam mais pessoas em formação profissional”.

“Este Centro Internacional de Pós-Graduação já é uma referência pela qualidade da formação”
Arnaldo Frade

O CIPGCRN “é uma mais valia e enquadra-se naquilo que pretendemos, nomeadamente ao nível dos objetivos de qualificação do IEFP”, considera.

O delegado regional do IEFP refere ainda que “cada vez mais se admite que a qualificação é o ouro dos países”, acrescentando que a região “não tem muitos recursos naturais, mas tem as pessoas, que em todas as partes do mundo se afirmam como as melhores”.

Arnaldo Frade refere ainda a importância de “as pessoas perceberem e terem consciência que é através da qualificação que se atingem objetivos e sucesso”, não deixando de notar que “quanto menor for o nível de instrução de uma pessoa, menos abertura tem para a qualificação”.

Para João Muacho, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, é importante “parabenizar mais uma vez o grupo Delta Cafés, o CIPGCRN, o IEFP, que através de uma parceria tem vindo a permitir que muitos campomaiorenses tenham uma formação profissional que os qualifica para o futuro”.

O Vice-Presidente refere que “para além desta qualificação profissional, este centro de formação profissional permite que os nossos jovens tenham mais habilitações literárias”, lembrando que “infelizmente ainda temos muitos jovens com habilitações literárias baixas, mas certamente que terão outras competências”.

“Ter estudos, ter formação, ter disposição para trabalhar ajuda no campo da procura de emprego”
João Muacho

João Muacho considera que “o que se está passar neste centro de formação, é a qualificação de jovens que no futuro possam dar resposta ás necessidades do mercado de trabalho, para além de contribuir para o desenvolvimento social da região e do concelho”.

 

 

 

 

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30