Arraiolos

Arraiolos: “Há uma estabilidade no número de Casas de Tapetes e um aumento de visitantes”, diz autarca na inauguração do ‘Tapete está na rua’ (c/som e fotos)

Publicado em Reportagens 06 junho, 2019

Decorreu esta quarta-feira (5 de junho), em Arraiolos, a inauguração de mais uma edição da iniciativa O Tapete está na rua, com uma sessão de receção nos Paços da Câmara e animação pela Escola de Dança da Casa das Artes e pela banda TXTAPUM.

A RC esteve presente, onde falou com Sílvia Pinto, presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, que afirma que “neste momento há uma estabilidade no número de casas de tapetes”.

Diferindo de anos anteriores em que o certame tinha a duração de 10 dias, estendendo-se por dois fins de semana, a presente edição é concentrada em 6 dias, durante os quais “procurámos ter um programa o mais diversificado possível […] para que quando o visitante chegue a Arraiolos tenha sempre uma iniciativa à sua espera”.

“Neste momento há uma estabilidade no número de casas de tapetes e um aumento do número de visitantes”
Sílvia Pinto

Assim, ao longo destes dias, a vila será palco para sessões de “teatro, marionetas, Feira do Livro, concertos, animação, […] sempre com a construção de um programa que tem na base o Tapete de Arraiolos”.

A autarca avança que houve um investimento maior, “em menos dias, no sentido de envolver, salvaguardar e meter sempre no centro desta iniciativa o Tapete”.

António Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, afirma que o Tapete está na rua é “um evento diferenciador, que releva aquilo que é identitário” do concelho.

Em “conjunto com as tapeteiras, com as associações”, o evento surge com “uma dinâmica própria, associada a um produto muito importante para o território”.

Tapete está na Rua é “um evento diferenciador, que releva aquilo que é identitário” em Arraiolos
António Ceia da Silva

O dirigente avança que o Tapete de Arraiolos se encontra nas “Rotas do Património material e imaterial, que vão ser lançadas em breve” […] nomeadamente na Rota da Lã”.

Estes pacotes que contemplam programas de 2 a 5 dias, “pode capitalizar e trazer mais turistas durante o ano”, dinamizando a economia local.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Julho 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31