13.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“As multas não protegem bens nem salvam vidas”, diz ministro da Adm. Interna no Dia do Bombeiro em Portel (c/som e fotos)

No passado domingo, dia 27 de maio, Portel (Évora) acolheu as comemorações do Dia Nacional do Bombeiro Português, promovidas pela Liga dos Bombeiros Portugueses, que contaram com a presença de representantes de várias entidades civis e militares.

Em declarações à RC, Eduardo Cabrita, Ministro da Administração Interna, afirma que o objetivo do Governo “é criar uma consciência de segurança”, que envolva não só as forças de segurança, como as populações.

No passado mês de maio, foram registados no país cerca de 2 mil incêndios, que tiveram “um número elevado que nos surpreendeu”. Contudo, os “bombeiros portugueses garantiram uma resposta imediata”.

Também o número de detenções foi elevado, escalando de 12 para “74 detenções por incêndio florestal”, e “mais de 8 centenas de contraordenações”. Estas foram, entretanto, levantadas – “as multas não protegem bens nem salvam vidas”, declara.

Questionado sobre a realização da cerimónia em Portel, aponta que foi uma escolha da Liga de Bombeiros que vê “com muita alegria”. Sendo sempre “descentralizada”, afirma que “é com muito gosto que estamos aqui em Portel, como estaremos para o ano onde a Liga de Bombeiros entender realizar esta cerimónia”.

Jaime Marta Soares, presidente da Liga de Bombeiros Portugueses (LBP), afirma que a cerimónia surge como um “agradecimento de própria Liga ao esforço coletivo” dos bombeiros, e nomeadamente “um prémio aos bombeiros do distrito de Évora […] e de todo o Alentejo”.

Apontando que “era justo que não se fizesse estes dias de comemoração só nos grandes centros”, em particular em Portel, possibilita “palavra de aconchego, de incentivo e de agradecimento” pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Federação Distrital de Évora.

Mourato Nunes, presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), afirma à RC que as comemorações são “um ato de justiça para com os nossos soldados da paz”. Sobre a escolha do local para “esta cerimónia importantíssima de nível nacional”, afirma ter “um carinho muito especial pelo Alentejo”, ficando assim “satisfeito que ocorra aqui”.

 José Ribeiro, comandante distrital de operações de socorro de Évora, questionado sobre atividades desenvolvidas no âmbito da Semana Distrital do Bombeiro, aponta workshops desenvolvidos, visando “trazer uma melhor capacitação técnica aos nossos bombeiros”.

Estes prenderam-se com o sistema de gestão de operações e de ferramentas dos sistemas de informação geográfica.

Inácio Esperança, presidente da Federação Distrital de Bombeiros de Évora, aponta que, no distrito, estas comemorações surgem como um culminar da Semana Distrital do Bombeiro.

Este ano, o evento teve lugar no distrito de Évora “por sugestão da direção da Federação à Liga” dos Bombeiros Portugueses, e especificamente em Portel, uma vez que o município “gentilmente se disponibilizou para acolher” as comemorações.

José Grilo, presidente da Câmara Municipal de Portel, aponta que esta “é uma cerimónia importante […] para aqueles que dão vida por vida”, nomeadamente para os Bombeiros de Portel, que sempre contaram com o apoio do Município.

Questionado sobre a preparação do município para a época de incêndios, o autarca defende que “os sistemas estão montados e os planos operacionais estão feitos”.

Norberto Patinho, deputado na Assembleia da República, afirma ser “um dia extremamente importante” para todos os bombeiros portugueses, “mas muito em especial para Portel e para os Bombeiros de Portel”.

 

{gallery}portel_dia_bombeiro18{/gallery}

Populares