Redondo

Associação de Redondo recupera tradição milenar da Festa das Maias (c/som e fotos)

Publicado em Reportagens 28 maio, 2018

O jardim público de Redondo, recebeu no passado sábado, dia 26 de maio, a primeira edição da Festa das Maias, promovida pela ArredondArte – Associação Cultural de Redondo.

Isabel Moreira, presidente da associação, explica à RC que esta “é uma festa do culto à natureza” e de origem pagã.

À semelhança de outras com esta caraterística, considera rituais de saudação à natureza, tratando-se este de um ritual de fertilidade, com uma saudação ao sol.

Para além de um cartaz musical para todas as idades, o programa contou ainda com atividades “à volta dos jogos tradicionais”, especialmente direcionados para as crianças.

O evento contou com o apoio do Município, da Junta de Freguesia, da Santa Casa da Misericórdia de Redondo, assim como de comerciantes do concelho.

Armindo Ramalhosa, presidente da Assembleia Geral da ArredondArte, avança que o evento pretende “reviver e recuperar uma tradição com quase 2 mil anos”.

Sendo “muito assente na natureza”, era uma tradição ibérica, que se insere nos objetivos da associação de abordar várias “matérias diferentes […] que acrescentavam o seu valor”.

José Rui do Monte, fundador do Grupo Coral e Instrumental Academia de Afetos, que atuou no evento, afirma que o grupo “tem sido uma excelente terapia para os nossos idosos”.

Composto por cerca de 50 elementos do concelho, o grupo coral “tem sido uma excelente terapia para os nossos idosos”, aponta, e para si, uma experiência “muito gratificante” e de aprendizagem com a experiência e vivência dos idosos que o compõem.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31