Sousel

Bombeiros de Sousel comemoram 39 anos com 0 € de dívidas e com nova viatura oferecida pelo Município. A RC deixa-lhe as fotos (c/som)

Publicado em Reportagens 08 junho, 2019

Os Bombeiros Voluntários de Sousel assinalaram este sábado (8 de junho) o seu 39º aniversário, numa cerimónia que contou com o batismo e bênção de uma ambulância de socorro oferecida pelo Município de Sousel.

A RC esteve presente e falou com Mariano Maluco, presidente da Direção da Associação de Bombeiros Voluntários de Sousel, que avançou que a associação atingiu no passado mês, os “0 euros de dívidas a qualquer fornecedor”.

“Só com a presença física é que se consegue levar uma instituição destas para a frente”
Mariano Maluco

Tendo iniciado funções há cerca de 2 anos, encontrou “um défice dentro dos 73 mil euros”, que foi saldado principalmente com a cobrança de “muitos dinheiros que estavam por recuperar”, assim como “trabalho, dedicação, estarmos na estrada e apanharmos todos os serviços possíveis e imaginários”, conclui.

José Marino Fernandes, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Sousel, afirma que “o Corpo de Bombeiros de Sousel, está estável”, com “uma grande renovação a nível familiar”, mas aponta a dificuldade em conseguir atrair os jovens para o voluntariado.

“O balanço deste ano foi bastante positivo”, avança, com metas alcançadas e sem bombeiros feridos no exercício das funções.

“O Corpo de Bombeiros de Sousel, está estável e o balanço deste ano foi bastante positivo”
Comandante José Fernandes

Sobre a ambulância ABSC recebida na cerimónia, afirma que “vai-nos dar um balão de oxigénio a fazer o socorro” e “ajudar mesmo muito na nossa missão”. O comandante afirma - “o que pedimos não é para nós, é para a população e para tentarmos socorrer melhor e com maior prontidão”.

No decorrer da cerimónia, o comandante lançou ao Município representado na pessoa do Presidente Manuel Valério, o pedido de apoios sociais e a nível de serviços municipais, como custos de IMI ou água, que considera que é uma forma de “o concelho inteiro dar às pessoas que todo o ano dão a esse concelho” o sue tempo e dedicação.

A esta estação emissora, Manuel Valério, presidente da Câmara Municipal de Sousel, afirma que a “a relação entre a autarquia e a A.H.B.V de Sousel não podia ser melhor”.

A ambulância oferecida pelo Município surgiu de um pedido feito pela associação aquando do seu 38º aniversário, “porque havia aqui uma lacuna”, a que o município acorreu com todo o gosto, aponta o autarca, avançando que é um veículo que ficará agora ao dispor não só da comunidade do concelho como de concelhos vizinhos servidos por esta corporação.

“A Câmara certamente estará disponível para dar um outro benefício para as pessoas terem vontade de ficar”
Manuel Valério

Sobre o pedido de benéficos em serviços municipais para os bombeiros, à semelhança do que já se verifica noutros concelhos, garante que a câmara está disponível para avaliar o pedido, defendendo que estes poderão ajudar “até a captar pessoas” para o território.

Bruno Marques, vice-comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro de Portalegre, afirma que este é “um corpo novo, mas que sempre nos habituou a responder com profissionalismo” e disponibilidade, tendo “profissionais com muita formação”.

Bombeiros de Sousel “estão sempre disponíveis e têm profissionais com muita formação”
Vice-comandante Bruno Marques

“Apesar de dizerem que o voluntariado está em decadência”, avança, “no distrito de Portalegre foram formados 32 bombeiros há 15 dias” dos quais 4 de Sousel, estando prevista a formação de mais 34 no final do mês.

O vice-comandante expressa ainda o desejo de que todos os corpos de bombeiros do distrito “a pouco e pouco, comecem a incutir este espírito do bombeiro voluntário” porque há sempre pessoas a sair e “preparar um bombeiro leva décadas”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31