23.7 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Borba: Protocolo para criação de Comissão de Proteção de Crianças e Jovens já foi assinado (c/som e fotos)

Vai ser criada em Borba, ainda durante o ano de 2013, uma Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ). O protocolo foi ontem assinado no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde naturalmente estiveram presentes todas as entidades envolvidas. No final da cerimónia foi ainda realizada uma reunião informal para discutir os primeiros passos a dar e esclarecer dúvidas.

Armando Leandro, presidente do Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens, explicou à Rádio Campanário que as CPCJ são representantes da própria comunidade, com autonomia face ao poder central, regional e local. A missão fundamental será a defesa dos Direitos das crianças, numa intervenção em colaboração com a sociedade civil.

{play}http://radiocampanario.com/sons/cpcj%20armando%20leandro_25julho.MP3{/play}

Ângelo Sá, presidente da cidade de Borba, referiu que, enquanto presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, fará todos os esforços para sensibilizar os restantes autarcas do distrito para a criação das Comissões, uma vez que o distrito de Évora é o único onde ainda faltam ser implementadas. Relativamente ao município de Borba, a autarquia ficará responsável por financiar a CPPJ local e atribuir um espaço para os trabalhos contudo esses pontos ainda estão por definir.

{play}http://radiocampanario.com/sons/cpcj%20sa_25julho.MP3{/play}

A Rádio Campanário falou ainda com Sónia Ferro, diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Évora, que adiantou que no final de 2012 havia 160 processos ativos no concelho de Évora. Sobre a falta de CPCJ no distrito, a responsável adiantou que também a Segurança Social fará ações de sensibilização junto das autarquias, uma vez que considera haver falta de informação sobre as funções das comissões.   

{play}http://radiocampanario.com/sons/cpcj%20ss_25julho.MP3{/play}

 

As Comissões de Proteção de Crianças e Jovens englobam representantes das autarquias locais, da segurança social, da área da educação, serviços de saúde, forças de segurança, associações de jovens, associações desportivas, culturais e recreativas dos concelhos. 

Populares