Evora

"Os monges da Cartuxa nunca serão esquecidos ou substituídos", diz Arcebispo de Évora (c/som e fotos)

Reportagens 08 Out. 2019

Decorreu ao final da tarde desta terça feira (8 de outubro) a despedida dos monges cartuxos da cidade de Évora e do Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli.

A Rádio Campanário marcou presença na emotiva cerimónia, que marcou também a abertura ao público das zonas de clausura do mosteiro eborense, o que despertou a curiosidade de largas centenas de fiéis.

Aos microfones desta estação emissora, D. Francisco Senra Coelho começa por referir que “é uma despedida de ação de graças, de agradecimento pelos 60 anos que estes monges estiveram connosco”, acrescentando que “partilho da dor da partida destes cartuxos, não tenho a menor dúvida que eles amam a cidade de Évora, amam a sua Cartuxa”.

“Não tenho dúvidas que estes monges amam a cidade de Évora”
D. Francisco Senra Coelho 

Questionado pela RC sobre o destino dos monges, o Sr. Arcebispo de Évora explica que “vão partir para Barcelona, foi essa a sua decisão, uma decisão discernida e ponderada”.

Apesar da saída dos Monges Cartuxos, o futuro do Mosteiro que habitaram nos últimos 60 anos foi também revelado por sua Excelência Reverendíssima o Sr. Arcebispo de Évora.

D. Francisco refere que “as irmãs Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará”, ordem da Família Religiosa do Verbo Encarnado, “com cerca de 1350 religiosas espalhadas pelo mundo, com um ramo contemplativo de 186 monjas, espalhadas por 16 mosteiros, e são estas monjas que vão vir para a nossa Cartuxa”.

“Estas monjas vão ficar aqui connosco e vão dar vida a esta comunidade”
D. Francisco Senra Coelho

O Sr. Arcebispo de Évora refere que “é necessário rever as celas da Cartuxa, por forma a acolher as irmãs”, explicando depois que “a Cartuxa está preparada para acolher ordens masculinas, vai ser necessário algumas alterações para acolher uma ordem de senhoras”.

Sem adiantar prazos, D. Francisco Senra Coelho, refere que “logo que possível a nossa Cartuxa irá sofrer esses melhoramentos, não esquecendo também a parte destinada a receber todos aqueles que andem vazios, feridos e em busca de oração”, característica da Ordem que agora irá ocupar o Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli.

“Os Cartuxos nunca serão esquecidos e jamais serão substituídos, mas ficarão muito felizes por ver que a sua amada Cartuxa permanece habitada”
D. Francisco Senra Coelho

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30