5.9 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Casa Branca: Saída dos jovens e desertificação são os problemas que As Mondadeiras enfrentam, diz presidente do rancho (c/som e fotos)

O Largo da Igreja de Casa Branca (Sousel), recebeu no passado sábado, dia 9 de junho, o XVII Festival Nacional de Folclore, promovido pelo rancho local, As Mondadeiras, que comemorou o seu 16º aniversário.

Em declarações à Campanário, presente no evento, José Júlio Mouquinho, presidente do Rancho Folclórico «As Mondadeiras» de Casa Branca aponta o “reconhecimento especial” que receberam nessa noite por parte do município.

Através de uma lembrança e na pessoa do presidente de Câmara, a autarquia agradeceu ao grupo pelo trabalho realizado na preservação de tradições e divulgação do nome da localidade e do concelho “por este país e pelo mundo fora”.

Assinalando 16 anos e questionado sobre as vicissitudes que um grupo desta natureza enfrenta, aponta a saída dos jovens aquando da entrada para a universidade e “a desertificação do próprio Alentejo”.

O grupo tenta contornar a situação recorrendo “aos mais novos ou a alguns pares mais velhos”, e tentando reintegrar “aqueles que já acabaram os estudos e ficaram por esta zona”.

Manuel Valério, presidente da Câmara Municipal de Sousel, aponta a importância do grupo na preservação de “tradições dos nossos antepassados” e na sua divulgação.

O autarca destaca a riqueza cultural do concelho “no que diz respeito à etnografia”, com grupos de ranchos nas freguesias de Casa Branca, Cano e Santo Amaro, avançando a necessidade de o município, “dentro das suas possibilidades” apoiar estas iniciativas “porque eles sozinhos não conseguem levar por diante as suas atividades”.

Para além do rancho local As Mondadeiras, subiram ao palco o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ceira (Ceira, Beira Litoral), o Rancho Etnográfico de Danças e Cantares da Barra Cheia (Alhos Vedros, Estremadura) e o Rancho Folclórico da Casa do Povo do Pego (Pego, Ribatejo), num evento que contou com o apoio do Município de Sousel, da Junta de Freguesia de Casa Branca e de vários estabelecimentos da freguesia.

 

{gallery}casabranca_noite_folclore{/gallery}

 

Populares