Reguengos de Monsaraz

Comunidade moldava tem “integração perfeita” em Reguengos de Monsaraz, diz autarca na inauguração da exposição “Os moldavos pintam Portugal” (c/som e fotos)

Publicado em Reportagens 07 maio, 2018

No passado domingo, dia 6 de maio, foi inaugurado no Palácio Rojão (Biblioteca Municipal), em Reguengos de Monsaraz, a exposição “Os moldavos pintam Portugal”, patente até dia 6 de junho.

Em declarações à RC, Dumitru Socola, Embaixador da Moldávia afirma que o objetivo destas exposições é demonstrar que a comunidade moldava é ativa também em termos artísticos.

 Na exposição estão patentes trabalhos de artistas plásticos moldavos que já expuseram em vários países, mas também artistas que estão a iniciar a sua carreira.

Celebrando-se 25 anos das relações moldavas-portuguesas, o embaixador aponta que a comunidade moldava se encontra ativa em Portugal, em termos de trabalho, social e educação.

José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, afirma que a comunidade moldava tem “uma integração perfeita” no concelho.

Constituída por cerca de 150 pessoas, contribui para “o desenvolvimento económico” do concelho, “sem nenhum problema de distanciamento religioso, cultural, social”.

 Na sequência desta relação de proximidade, surgiu a oportunidade de ser apresentada em Reguengos de Monsaraz, esta exposição com 70 quadros, que esteve anteriormente na Assembleia da República.

Mais acrescenta o autarca, que no seguimento deste estreitamento de relações, se encontra eminente uma geminação com Cricova (Moldávia), cidade “que tem a maior adega subterrânea do mundo”. Esta relação surge no âmbito da “fileira do vinho, uma fileira estratégica, a unir povos e culturas completamente diferentes”.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31