Vila Vicosa

Concerto no Paço Ducal de Vila Viçosa permitiu “ouvir música guardada no arquivo histórico da Casa de Bragança”, diz diretora do Museu (c/som e fotos)

Publicado em Reportagens 29 outubro, 2018

Na passada sexta-feira, a capela do Paço Ducal de Vila Viçosa, recebeu o concerto “A Música para a Capela do Duque de Bragança nos Arquivos de Vila Viçosa”, interpretado por Cappella dei Signori, no âmbito da iniciativa da Fundação da Casa de Bragança «Concertos na Capela».

Ricardo Bernardes, diretor do agrupamento Cappella dei Signori, em declarações à Campanário, diz que o concerto apresentado é composto em metade por “obras baseadas no arquivo musical do próprio palácio”, “e a outra metade são obras que criam um contexto quase paralelo com o que se passava na Capela Real em Lisboa”.

“Material apresentado encontra-se em cópias manuscritas e algumas edições de época, que pertenceram à Biblioteca D.João IV”

 

A pesquisa para apresentação das obras debruçou-se sobre “cópias manuscritas ou algumas edições de época” (finais do século XVI até inícios do século XVIII), compostas por “compositores portugueses ou atuantes em Portugal”, alguns dos quais com “dedicatória para a Capela Ducal do Duque de Bragança”.

O grupo que completa agora um ano, atuou pela segunda vez na capela, onde realizou o seu primeiro concerto, aponta o dirigente.

Maria de Jesus Monde, diretora do Museu-Biblioteca da Fundação da Casa de Bragança (F.C.B.) afirma que a entidade pretende “tirar a música do papel e dar-lhe vida, só assim é que a música faz sentido”.

F.C.B. pretende “tirar a música do papel e dar-lhe vida, só assim é que a música faz sentido”.

 

Este que surge como o 7º concerto da temporada, permitiu “ouvir alguma da música que existe guardada no arquivo histórico da Casa de Bragança”, tendo contemplado o “nosso órgão histórico”, instrumentos de corda que permitem “perceber o tipo de música que era feita nesta capela há uns séculos”, e a atuação de 14 cantores, uma vez que “a música antiga polifónica exigia uma grande quantidade de vozes masculinas”, explica.

“Estas já duas décadas de trazer música erudita a Vila Viçosa tem dado o seu fruto”, aponta quando questionada sobre a grande afluência do público, acrescentando que a iniciativa tem “um público fiel […] mas para além disso vamos sempre conseguindo trazer gente nova que vai contactando que no interior também se faz boa música”.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30