Vila Vicosa

Concerto pretende que “Vila Viçosa valorize o órgão do Santuário e mostrar que ainda é uma peça viva capaz de criar muita música”, diz organista Paulo Novado (c/som e fotos)

Reportagens Escrito por  28 Out. 2019

Decorreu no passado sábado, 26 de outubro, no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, um concerto organizado pela SONATA – Associação Musical do Alentejo, onde foi apresentado à comunidade o órgão histórico do Santuário.

A Rádio Campanário marcou presença e falou com Paulo Novado, organista responsável pelo concerto.

O jovem organista começa por referir que “este concerto é o segundo evento do programa cultural da SONATA e apresenta uma dupla dimensão”.

Paulo Novado explica depois que “ao mesmo tempo que pretende apresentar o órgão histórico do Santuário, tem uma componente didática muito forte, pois permite mostrar aos nossos alunos alguns dos componentes do instrumento”.

O concerto é documentado “vai intercalar obras musicais com pequenas explicações sobre os componentes do órgão”, declara.

O organista relembra que “comemorámos o ano passado 10 anos sobre o restauro do órgão”, acrescentando que “não tem desenvolvido muita ação, para além de alguns concertos, no entanto, tem sido utilizado nas celebrações do dia de Nossa Senhora da Conceição”.

Paulo Novado considera que “ao apresenta-lo à comunidade pretendemos que ele possa vir a ser utilizado em mais concertos e celebrações”, uma vez que assim será possível que “a comunidade valorize o instrumento e perceba que ainda é uma peça viva capaz de criar muita música”.  

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30